O advogado Paul Percy Harris foi o homem que criou o Rotary Club de Chicago (EUA), em 23 de fevereiro de 1905, o primeiro clube de prestação de serviços nascido a partir de uma reunião com outros três amigos (Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey), para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.
Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. No final de 1905, o Rotary Club de Chicago tinha 30 sócios. Três anos depois, um segundo clube foi estabelecido em São Francisco, na Califórnia, EUA. No ano seguinte, três outros clubes foram estabelecidos na costa oeste dos Estados Unidos e um quarto em Nova Iorque. Em poucos anos outros Grupos inspiravam-se no exemplo do Rotary para formar seus próprios clubes.
Com presença global e impacto local, o Rotary está há 120 anos servindo e inspirando mudanças no mundo inteiro, ciente de que para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação.
Leia também
O STF definiu responsabilidades nas terceirizações do serviço público
O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915. – O primeiro clube da Ásia foi estabelecido em Manila, nas Filipinas, em 1919. – Em 1921, pela primeira vez foram organizados Rotary Clubs na Europa continental (Madri, Espanha), África (Johannesburgo, África do Sul) e Austrália (Melbourne).
A presença do Rotary na América do Sul se expandiu para o Brasil com a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923.
O Estado do Paraná viu surgir como afilhado do clube carioca o seu primeiro Rotary Club, na data de 20 de março de 1933, formado por 28 sócios-fundadores reunidos no Grande Hotel Moderno, na Rua XV de Novembro (Rua das Flores), na capital e denominado de Rotary Club de Curitiba. A grafia do nome da cidade que chega aos seus 330 anos neste mês, ainda era Curityba. A admissão do Rotary Club de Curitiba em Rotary Internacional na data de 27 de abril do mesmo ano, recentemente em 2011, foi transformada através de Lei estadual no Dia do Rotariano Paranaense.
Responsável pela criação de outros 15 clubes rotários em todo o Estado, o Rotary Club de Curitiba, também formou o primeiro clube no Estado de Santa Catarina, o Rotary Club de Joinville, em 1934. Atualmente, na capital do Estado estão constituídos 33 clubes e outros 75 neste distrito que totaliza cerca de 1.500 associados.
Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, nossos associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo.
Os rotarianos não tem medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Começaram a luta contra a pólio em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Fizeram um progresso incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas três países continuam endêmicos.
Até hoje, três associados de clubes brasileiros serviram como presidentes do Rotary International. Armando de Arruda Pereira foi o primeiro brasileiro na Presidência do Rotary Internacional, Gestão 1940/1941. Ernesto Imbassay de Mello foi o nosso segundo Presidente brasileiro, na Gestão 1975/1976; e na Gestão 1990/1991, Paulo Viriato da Costa, o carismático Presidente do Rotary Internacional, que trouxe grandes realizações para a Organização.
O brasileiro Mário César Martins de Camargo, do Rotary Club de Santo André (SP) é oficialmente o presidente eleito do Rotary International para 2025-26. Executivo da indústria gráfica e rotariano há mais de três décadas, ele será o quarto brasileiro a presidir a maior organização de serviços humanitários em 120 anos, com a posse na data de 1º de julho. Camargo pretende focar em melhorias na saúde, educação, meio ambiente e desigualdade social e terá como lema rotário anual: Unidos para Fazer o Bem.
Efetivamente, o Rotary começou como um sonho na mente de um homem, e hoje é a organização de serviço em primeiro lugar no mundo.
Hoje o Rotary conta com mais de 1,18 milhões de associados, espalhados em mais de 36 mil clubes em 219 países pelo mundo. No Brasil, são 2.310 clubes que congregam 51.270 associados em 31 Distritos rotários; e nas palavras do nosso fundador Paul Harris, seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.
O Rotary, através da fundação do Rotary Club de Curitiba está há 92 anos em ação no Paraná onde conta com a organização dividida em quatro Distritos 4730, 4710, 4640 e 4630 que são liderados por um Governador da área de abrangência com seus respectivos clubes e respectivos presidentes.
Os lemas oficiais do Rotary são Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve. Viva o Rotary Internacional e o companheirismo, 120 vezes celebrando com magia, o poder da ação e unidos para fazer o bem no mundo.
– Parabéns e Feliz Aniversário!