A preservação dos monumentos históricos de Puerto Iguazú, na Argentina, ganhará um reforço extra de uma campanha de conscientizçaão no Marco das Três Fronteiras no próximo dia 15 de janeiro, informa o portal La Voz de Cataratas.
Neste dia, serão distribuídos folhetos informativos seguidos de pedidos de assinaturas em apoio a um projeto de iniciativa popular para decretar as estruturas patrimônio intangível e cultural.
“O ano de 2020 será de grande importância e valor, pois a partir da Diretoria de Patrimônio Histórico de Iguazú, eles trabalharão em um levantamento completo de todos os bens culturais do município”, informa Kelly Ferreira.
Pelo menos 17 monumentos estão incluídos – Comisaría Primera, Intendencia del PNI, Antiguo Hotel Cataratas, Mirador Sitio PNI, Antigua Aduana Nacional, Escuela Nacional de Frontera 235, Hospital Marta Schwarz, Antigua Torre de la planta potabilizadora de agua, Viviendas ubicadas frente al hospital SAMIC, Casa Museo Marta T Schwarz, Monolito Argentino, Municipalidad de Puerto Iguazú, Monumento de las tres banderas, Monumento Irrazabal – Ayrault, Hito de las tres fronteras, Paseo de la Identidad e Imagen de la Virgen Santa María del Iguazú.
AQUI para ler a íntegra do artigo no original do espanhol
Interessante esta iniciativa de catalogar os bens culturais e reverenciá-los,pois um povo que não valoriza sua história não é digno de usufruir de bens do lugar onde vive- alguém tudo começou…
É louvável a inciativa de preservar e valorizar a história. Um povo sem memória se perde no tempo. O ideal seria além da identificação ,a revitalização.