16ª Romaria Diocesana reúne milhares de católicos em Foz

WhatsApp
Facebook

Católicos de 14 municípios do Oeste se reuniram em Foz do Iguaçu no domingo (28) para participar da 16ª edição da Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora de Guadalupe. O encontro teve início às 7h30, com concentração na Praça do Mitre, na região central da cidade.

“Este é, acima de tudo, um encontro de fé. Nós, juntos como comunidade, nos colocamos na estrada junto com a nossa mãe na certeza que a caminhada, a partilha da fé e a proximidade nos torna mais humanos, mais cristãos, e nos faz amar verdadeiramente o próximo”, disse o bispo Dom Sérgio de Deus Borges.

Após um breve momento de preparação os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas e avenidas de Foz carregando as imagens da Virgem de Guadalupe e de São João Batista, padroeiro da cidade. Um trio elétrico levou os sacerdotes, que conduziram momentos de oração e leitura da Bíblia durante o trajeto. Equipes da Guarda Municipal auxiliaram na segurança do evento. As informações são do GDia

Veja também

Entoando cantos sagrados em devoção à Maria, os romeiros percorreram aproximadamente sete quilômetros até a catedral, no bairro Itaipu A. Durante o trajeto, grupos de jovens e pastorais da igreja distribuíram água mineral para hidratar os fiéis.

Os peregrinos chegaram à catedral por volta das 9h30 e foram recebidos com muita alegria por um grupo de padres, cada um representando uma das 27 paróquias que integram a diocese. A celebração da missa teve como tema “Irmãos a caminha da casa da mãe” e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.

“O gesto de caminhar é bonito, um ato de quem tem esperança, de quem está indo em frente. Colocar-se na estrada é ter fé, é confiar em Deus e saber que ele caminha ao nosso lado na estrada de nossa vida”, destacou Dom Sérgio.

Após a celebração campal os fiéis puderam acompanhar ainda a Benção da Saúde, rezar o terço, realizar confissão e viver a adoração ao Santíssimo.

História

A primeira Romaria Diocesana foi realizada em agosto de 2006 no intuito de fazer com que a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe se tornasse conhecida, além de incentivar a devoção à santa que até então era pouco conhecida entre a comunidade iguaçuense.

A Virgem de Guadalupe foi consagrada como padroeira da América Latina, em 1979, pelo Papa João Paulo II. A catedral de Foz foi batizada com o nome da santa devido ao fato de a cidade estar localizada em uma região trinacional onde vivem povos de diferentes nacionalidades.

Durante a Romaria celebrou-se também a criação e instalação da Diocese de Foz do Iguaçu, que completou 44 anos de fundação na sexta-feira (26). Segundo a organização, o objetivo geral do encontro todos os anos “é reunir a população, criando uma maior devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira dos pobres, latino-americanos e de todos os que se identificam com os excluídos e marginalizados”.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *