A Diocese de Foz do Iguaçu iniciou os preparativos para a 16ª edição da Romaria em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina e da catedral da cidade. O evento será realizado no dia 29 de agosto, mas os fiéis poderão participar de missas e outros eventos preparativos já nesta semana.
A Romaria deste ano traz como tema “Por Maria, Deus nos enviou o salvador”. O evento marcará o aniversário de 43 anos da Diocese e 38 anos de fundação do Seminário Diocesano. O encontro deve reunir fiéis e sacerdotes de 27 paróquias de Foz e região.
A programação terá início nesta sexta-feira (20), com uma novena que segue até o dia 28. Os encontros serão sempre às 19h30 na catedral da Vila A, com participação aberta a toda a comunidade. No dia 28 os jovens estão convidados a participar de uma missa especial, na Paróquia São João Batista, às 19h. A celebração contará com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.
No domingo (29) a programação se iniciará às 7h, com concentração na Praça da Marinha. Os fiéis seguirão até a Paróquia São João Batista, de onde sairá à procissão motoriza em direção à catedral. Logo após a carreata haverá uma bênção especial aos veículos.
A chegada na catedral está prevista para as 9h20. Os peregrinos serão recebidos por sacerdotes das paróquias que compõe a diocese e participarão da missa, que será no estilo campal, presidida pelo bispo Dom Sério de Deus Borges. A recomendação é para que as pessoas levem cadeiras e guarda-sóis para melhor acomodação. O uso de máscara continua sendo obrigatório durante toda a celebração.
“A devoção que irradia é muito forte e todos vamos nos unir em preces, graça e comunhão para que toda essa pandemia seja superada. Devido ao momento, este ano novamente a Romaria Diocesana será realizada de uma forma diferente, sem o contato físico e respeitando as normas de saúde. Porém com a mesma alegria, fé, devoção e oração”, ressaltou o bispo.
A celebração também será transmitida ao vivo nas páginas do Facebook: @Diocesefoz e @CatedraldeFoz. Logo após a missa, por volta das 11h, haverá uma consagração para crianças menores de sete anos. Quem desejar participar precisa levar velas. As crianças devem estar vestidas de branco. Ao meio-dia, outra missa será celebrada na nave central da catedral.
Programação da tarde
Entre as 11h e 17h haverá um período para confissões, com vários padres disponíveis. No mesmo horário será rezado o Rosário na ermida da catedral. As 15h os fiéis poderão acompanhar a novena de Guadalupe e a bênção da saúde. As 16h30 ocorrerá a adoração ao Santíssimo, seguida de bênção na nave central.
43 anos de história
Durante a Romaria celebra-se a criação e instalação da Diocese de Foz do Iguaçu, que completará 43 anos de fundação no dia 26 de agosto. Criada em 1982, a diocese teve como primeiro bispo Dom Olívio Aurélio Fazza, que governou a Igreja Católica na fronteira por 24 anos.
O segundo bispo a assumir foi Dom Laurindo Guizzardi. Sob seu comando teve início, em 2005, a construção da catedral Nossa Senhora de Guadalupe. O terceiro governante foi Dom Dirceu Vegini. Ele foi vitima de um câncer e morreu em setembro de 2018, deixando a sede vacante. Atualmente o posto é ocupado por Dom Sérgio de Deus Borges, que está à frente da diocese há cerca de dois anos.
As informações são de GDia