Na manhã desta quarta-feira, (07), a Câmara de Foz do Iguaçu realizou uma solenidade de entrega do Prêmio Profissional Destaque da Educação, criado a partir da lei nº 5.329/2023. O ato marcou a segunda edição do prêmio, que tem como objetivo homenagear professores e outros profissionais de destaque na educação do Município ao longo dos anos.
A vereadora Professora Marcia Bachixte (MDB), falou na tribuna ao iniciar a solenidade: “É uma honra homenagear aqueles que dedicam suas vidas ao ensino. Sei de perto o quanto essa missão exige paciência e amor. Em tempos de avanços tecnológicos e sociais, o papel do professor é ainda mais essencial na formação de cidadãos críticos. É na sala de aula que nascem a igualdade e a criatividade. Ser professor hoje é enfrentar desafios que vão além da profissão, vocês transformam o pouco que têm em progresso para toda a sociedade”, concluiu.
Leia também
Aline Laufer, representante da Secretaria da Educação e do Prefeito, discursou: “Gostaria de informar esse dia de hoje para enaltecer os nossos profissionais da educação. Precisamos reconhecer e homenagear a todos os envolvidos no ensino, os merendeiros, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais da limpeza, motoristas de ônibus”, finalizou. Também estiveram presentes as autoridades: Veridiana Antoniazzi Lucini, chefe do Núcleo Regional de Educação; Viviane Fiorentin Dotto, Presidente do SINPREFI; Lucas Antonio Fávero, vice-presidente do Conselho Municipal da Educação e Rodne Lima, vice-reitor da Unila.
Homenageados comentam reconhecimento
Os profissionais congratulados utilizaram a tribuna da Câmara para agradecer e comentar o prêmio. Rosangela Schmatz de Paula, professora e merendeira, homenageada do vereador Adnan El Sayed (PSD), falou: “Ser merendeira é mais do que preparar alimentos, é cuidar, acolher e garantir que nossas crianças tenham alimentos de qualidade para aprender com dignidade. Nós também somos concursadas, como servidoras da educação, e merecemos ser vistas e valorizadas como tal”.
Josiane Juliete dos Santos Barbosa, psicopedagoga, homenageada pela vereadora Anice Gazzaoui (PP). “Educar vai muito além dos conteúdos pedagógicos, é oferecer dignidade, escuta, oportunidade e respeito. Queria destacar a educação especial, especialmente para os alunos do espectro autista. Educação inclusiva não é um favor, é um direito”, completou.
Anna Carolina Repelevicz Alves, pedagoga, homenageada pelo parlamentar Balbinot (PSDB). “A educação é fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo, ela amplia horizontes, promove autonomia, estimula o pensamento crítico e abre portas para as oportunidades pessoais e profissionais. A educação é um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e igualitária”, comentou.
Rosemeri Dotto Sotelo, dedicada à comunidade escolar por 28 anos, homenageada do vereador Beni Rodrigues (PP). “Passei 28 anos da minha vida me dedicando à escola Monteiro Lobato, onde fui aluna e passei grande parte da minha vida. É uma grande satisfação receber essa homenagem”, disse.
Ricardo Albuquerque de Oliveira, arquiteto e professor, homenageado do parlamentar Bosco Foz (PL), falou: “Essa homenagem não representa apenas o meu trabalho individual, mas o esforço coletivo de todos. Acredito na educação como instrumento de transformação social”.
Karina do Amaral Goulart, coordenadora pedagógica e homenageada do vereador Cabo Cassol (PL), discursou: “Receber essa homenagem é uma honra e uma grande responsabilidade para mim. Queria agradecer a Deus que confiou essa missão de educar, é ele que me dá forças, propósito e me proporciona um trabalho que eu amo, ao qual me dedico todos os dias”.
Anabela da Silva Reis Krefta, fundadora da escola Pedacinho do Sol, homenageada pelo vereador Evandro Ferreira (PSD). “Há 44 anos trabalho com a educação, é uma paixão, um amor. Temos pessoas ao nosso lado que acreditam na gente e temos um trabalho sério com dedicação, amor e perseverança. Educação é transformação e sempre temos que acreditar no potencial da transformação do ser humano” concluiu.
Hérica Cibéle Leão Soares, professora homenageada pela vereadora Professora Marcia Bachixte (MDB), discursou: “Foram 35 anos dedicados à educação, décadas de muito aprendizado, desafios e amor à profissão. Nessa estrada eu nunca me senti sozinha, as equipes nas quais eu trabalhei e atuei sempre estiveram comigo.
Carlos dos Santos, mestre em estatística e experimentação agropecuária, homenageado pelo Presidente da Casa, Paulo Debrito (PL). “Na área de pesquisa, tenho certeza que estamos levando para nossa sociedade um serviço de qualidade”, disse.
Maristela Serafini dos Santos, professora homenageada pelo parlamentar Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos). “A educação é feita em equipe, pela escola, por todos. Desde a merendeira até a secretaria da educação, todos são responsáveis para que a educação aconteça de maneira íntegra”, comentou.
Solange Aparecida General, professora homenageada pelo parlamentar Sidnei Prestes (Mobiliza), falou: “A educação não é fácil, é uma luta diária com muitos desafios, que vão além das salas de aulas. Quantas vezes, nós professores, saímos do nosso lar com os nossos filhos para cuidar de outros. Nossa educação é feita com muito amor e responsabilidade”.
Márcia Fabiani, professora de história homenageada pela vereadora Valentina Rocha (PT), disse: “Hoje é uma homenagem, mas não com palavras bonitas. Porque à tarde vou voltar para a escola, uma escola sucateada com uma educação pública desvalorizada, com ameaça da venda da escola pública e a mercantilização do ensino. Escutem os professores, é necessário conhecer a escola e conhecer os problemas para investir de maneira correta. E deixem a escola pública, sendo pública”, finalizou.
Juliana Pocaterra Kirch, pedagoga da rede pública, homenageada pela vereadora Yasmin Hachem (PV), discursou: “Eu sou fruto do ensino público, fui aluna e me formei em universidade pública e é com muito orgulho que sigo contribuindo com a rede municipal de ensino. A educação pública mudou a minha vida e é esse mesmo poder de transformação que vejo nos alunos. É nesse ambiente que cultivamos os sonhos das crianças que serão o futuro da nossa sociedade”.