Se depender do calendário, o turismo em Foz do Iguaçu vai permanecer aquecido de janeiro a dezembro de 2025. O calendário do ano novo prevê ao menos nove feriados prolongados, aqueles que permitem aos visitantes ficar mais tempo “no trecho”, no caso, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
A sequência dos chamados “feriadões” será semelhante a 2020, primeiro ano da pandemia, que abriu com grande perspectiva de superar o recorde histórico de 2019 de mais de dois milhões de ingressos no Parque Nacional do Iguaçu, mas acabou o ano em retração devido as medidas sanitárias internacionais.
As datas especiais, que ocorrem nas quintas, sextas, segundas ou terça-feira, incentivam as viagens de turismo, já que possibilitam permanecer no destino escolhido além do sábado e domingo.
Os feriados prolongados, na avaliação de integrantes do trade turístico, são “excelentes para a principal matriz econômica de Foz do Iguaçu”, que depende dos visitantes brasileiros e estrangeiros.
As datas servem como referencial no setor turístico que inclui atrativos, rede hoteleira, restaurantes, bares e casas de espetáculos, agências de viagens e operadoras de receptivos.
Contexto
A sequência destas datas especiais será mais generosa na primeira do ano novo e começou com o 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal, que caiu numa quarta-feira, possibilitando a muitos visitantes emendar as férias de verão, véspera de ano novo e o final de semana que se aproxima.
O feriado de carnaval, um dos mais tradicionais do Brasil, em 2025 será no início de março, garantindo uma folga extra do dia 1º ao 5º (sábado a quarta-feira), uma vez que a maioria dos municípios adota ponto facultativo neste período.
A Sexta-Feira da Paixão será celebrada no dia 18 de abril, possibilitando aos visitantes emendarem o período de descanso para contemplar as Cataratas do Iguaçu e outros atrativos da região até o Dia de Tiradentes, que será comemorado na segunda-feira (21 de abril).
Mais datas especiais
O Dia Mundial do Trabalho neste ano cairá numa quinta-feira (1º de maio). A data é muito aguardada pelos trabalhadores e vai permitir alongar os momentos de lazer na sexta-feira, sábado e domingo.
O último mês do primeiro semestre de 2025 terá três datas, incluindo o aniversário de Foz do Iguaçu no dia 10 de junho, que será numa terça-feira e o dia dos namorados, que não é feriado nem ponto facultativo, mas um dos mais esperados pelo comércio e serviços.
O Corpus Christi é considerado um feriado em várias partes do Brasil, mas não é um feriado nacional oficial. A data é considerada ponto facultativo pelo governo federal e vai permitir emendar a quinta-feira (19 de junho) com a sexta-feira, sábado e domingo.
Ainda em Junho a cidade celebra o dia do Padroeiro São João Batista no dia 24 de junho ( uma terça-feira).
Segundo semestre
A segunda metade de 2025 não terá uma sequência muito forte de “feriadões”, isso porque o Dia da Independência (7 de setembro) cairá num domingo, assim como o Dia das Crianças e Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Dia de Finados (2 de novembro). O Dia da Proclamação da República (15 de novembro) cairá num sábado.
O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) será numa quinta-feira, possibilitando que os viajantes permaneçam mais tempo nos destinos. Os últimos “feriadões” de 2025 – o Natal (25 de dezembro) e primeiro dia de 2026, cairão numa quinta-feira, encerrando a boa sequência de datas especiais combinadas com quinta, sexta, segunda e terça-feira).