O 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec) realizou uma grande campanha solidária entre os meses de maio e junho, visando a arrecadação de agasalhos e roupas diversas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A mobilização resultou no recolhimento de 3.500 peças, que foram entregues nesta semana.
“Ao todo foram dois meses de ação. Eu gostaria de agradecer aos nossos militares que puderam participar dessa campanha, e a toda a população iguaçuense que contribuiu. O Exército é braço forte e mão amiga, e com esta ação nós ratificamos essa força”, destacou o comandante, coronel Georgingtown Haullinson Farias.
As roupas angariadas foram entregues para o Sesc (em apoio a campanha do agasalho da instituição) e para a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae), que fará distribuição para as famílias mais necessitadas neste inverno, As informações são de GDia
A iniciativa do batalhão integra uma série de ações nacionais, que ocorrem em todos os estados do país. Em paralelo a mobilização, o Exército promoveu também neste mês (junho vermelho) o incentivo a doação voluntária de sangue, contribuindo para aumentar os estaques nos hemonúcleos.
Para se ter uma ideia do movimento e de seu impacto, no ano passado o 34° BIMec arrecadou 10 mil peças de agasalhos e 600 quilos de alimentos, que amenizaram o sofrimento de centenas de iguaçuenses durante um período bastante complicado da pandemia.
Em uma outra ocasião, os militares angariaram 500 itens de materiais escolares destinos a crianças de famílias de baixa renda. Ações como estas mostram o compromisso do Exército em exercer seu papel social de proteção humanitária, além da segurança na fronteira.
Veja também
- Itaipu e parceiros celebram 20 anos do Corredor Ecológico Santa Maria
- Turismo Itaipu lança aplicativo e amplia dias e horários para a alta temporada
Ações no Paraná
Outras mobilizações ocorreram de forma simultânea no Paraná. Em Medianeira, os militares do Tiro de Guerra arrecadaram 3.500 peças de roupas, que foram destinadas ao Sesc, Assistência Social do município e Projeto Construtores do Bem, todas entidades que auxiliam pessoas carentes no município.
Em Londrina o Exército participou da campanha buscando agasalhos e cobertores diretamente nas residências e pontos de coleta, em vários bairros do município. Ação semelhante ocorreu em Curitiba, Toledo e outros 17 municípios do estado na última quinta-feira (23).
Em paralelo a isso, as equipes do Exército participaram ainda neste mês do Dia da Bondade, que arrecadou milhares de alimentos, roupas e cobertores para pessoas carentes. Em Foz, a ação contou com a participação do 34° BIMec, que ajudou na separação e transporte dos donativos.
Em todo o Paraná foram coletadas 166.509 peças de roupas, 1.376 cobertores e 3.953 quilos de alimentos não perecíveis. Em Foz a arrecadação atingiu 10 mil peças e 500 quilos de alimentos.
Exército na fronteira
O Exército Brasileiro está presente em Foz desde 15 de julho de 1889, com a chegada da expedição pioneira da Comissão Estratégica do Paraná, chefiada pelo 2° Tenente José Joaquim Firmino, origem da Colônia Militar do Iguaçu.
A organização da fronteira foi transformada em 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, no dia 24 de maio de 2013. Na mesma data do ano seguinte, a unidade recebeu o 1° lote de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani.
Atualmente, o 34° BIMec possui em sua estrutura organizacional com duas Companhias de Fuzileiros Mecanizada e uma Companhia de Comando e Apoio com efetivo total aproximado de 600 homens.
Foto: Abel Andreghetti