34° BIMec em Foz recebe ex-integrantes no XI Encontro de Veteranos

WhatsApp
Facebook
A confraternização contou com a presença de praças, soldados graduados e oficiais da reserva

Um encontro, realizado no domingo (14), reuniu 250 militares da reserva no 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec), (Batalhão República do Paraguai) em Foz do Iguaçu. A confraternização contou com a presença de praças, soldados graduados e oficiais que prestaram serviço à unidade nas décadas em que a corporação carregou os títulos de 1° Batalhão de Fronteira e 34° Batalhão de Infantaria Motorizado.

A solenidade do XI Encontro de Veteranos teve início por volta das 8h30 sob as ordens do comandante da unidade do Exército em Foz, coronel Georgingtown Haullinson Farias. O Hino Nacional Brasileiro foi executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional. Na sequência as tropas fizeram um momento de silêncio em homenagem aos reservistas já falecidos.

Além dos militares veteranos, participaram do encontro algumas autoridades da região e familiares dos convidados. Entre os presentes estava o comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, general Marcos Américo Vieira Pessôa, que assumiu o comando da unidade em agosto deste ano. O ex-prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi também acompanhou o evento como reservista do Exército.

No ano passado, o encontro, que já é tradição, não pode ser realizado por conta das restrições impostas pela pandemia. Neste ano a confraternização ganhou um significado ainda mais especial: uma celebração pela vida e pela história de quem perdeu a vida para a covid-19.

O principal objetivo do encontro foi estreitar os laços de amizade e relembrar os bons momentos vividos pelos ex-integrantes do 34º BIMec em seus tempos de serviço militar. Após os discursos e apresentações, os veteranos fizeram um desfile entoando a Canção Nobre Infantaria.

Ao final da cerimônia os convidados e seus familiares visitaram as dependências do batalhão e os veículos mecanizados blindados. Eles aproveitaram o momento para conversar com velhos amigos e relembrar momentos marcantes da unidade militar de mais de 80 anos.

Em um ato de solidariedade, os militares e reservistas aproveitaram a oportunidade para arrecadar roupas e alimentos não perecíveis. A ideia foi contribuir com um projeto desenvolvido por um dos veteranos, que faz um trabalho direto com o povo indígenas.

História

O Exército foi presença constante durante toda a fase de ocupação de Foz do Iguaçu, primeiramente durante a Colônia Militar, que permaneceu na cidade de 1889 a 1913. A primeira Companhia Independente de fronteira foi criada em 13 de maio de 1932. O Batalhão tinha como missão a ocupação e defesa da fronteira, além de outras atividades como combater o contrabando, realizar o controle do trânsito de pessoas e de carros na Ponte da Amizade, além de fazer a patrulha na cidade durante a noite.

Em 1943 passou a chamar-se 1° Batalhão de Fronteira (1° BFron) e em 1980 passou a ser denominado 34° Batalhão de Infantaria Motorizado (34° BIMtz), que compõe uma série dos mais de 70 que existem em todo o país. A sede do Batalhão ocupa uma área de 118 hectares no centro da cidade, sendo cerca de dois terços dessa área correspondente a uma reserva ecológica de preservação ambiental.

No dia da Infantaria, em 24 de maio de 2013, houve mais uma mudança na nomenclatura do batalhão, que passou a chamar-se 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Desta forma, podem hoje ser utilizados os veículos blindados Guarani, além de caminhões, jipes e outros veículos.

As informações são de GDia

Mais notícias

  • Boa Tarde !
    Os veteranos do 1º BFron e 34 BIMec tem uma associação.
    Caso positivo poderiam ter a gentileza de me repassar o endereço ?
    Servi, no então 1ºBFron, em 1962, e no final de 2022 voltarei a Foz do Iguaçu
    Ad Sumus !
    Frederico Guido Bieri Cel Inf Ref e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *