A partir desta sexta-feira (12), mais de 400 participantes são esperados na 4ª Corrida do Turismo, em Foz do Iguaçu. Nesta edição, o evento tem largada e chegada na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, a maior do Brasil. Por isso, a rua Meca, onde está localizada a Mesquita, estará fechada para o evento, mas todos os locais gastronômicos do Bairro Árabe estarão abertos.
O objetivo é valorizar a gastronomia da comunidade e o turismo religioso na região trinacional. O líder religioso da mesquita, Sheikh Oussama El Zahed, ressaltou a presença do esporte nos ensinamentos islâmicos. “O esporte é algo importantíssimo. Ele beneficia o nosso corpo e a nossa saúde. Tem um dito do profeta Mohamed que diz que temos dever perante o nosso corpo”.
O evento conta com esportistas já bem conhecidos, entre eles, Reem Kamel Hamed, corredora há mais de 20 anos e com várias premiações. “Eu sou a única atleta árabe palestina que conduziu a tocha olímpica no Brasil. Convido todos vocês para participar da Corrida do Turismo”.
Na programação, atrações culturais como uma feira de artesanato. Eliane Schaefer, organizadora da parte cultural da corrida destaca a intenção de levar o artesanato a todas as edições e o compromisso de dar visibilidade a estes profissionais. “No último ano, a atividade também integrou a Corrida e Caminhada da Mulher, promovida pelo Eco Projetar. O artesanato estará presente com uma variedade de produtos 100% feitos à mão. O diferencial é a qualidade e o acabamento das peças”.
Leia também
De acordo com Ana Biesek, organizadora do evento, a parceria com a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab tem como diferencial valorizar a comunidade árabe. “Unir esporte e religiosidade com esta bela arquitetura islâmica. É um diferencial enorme esta parceria com a mesquita e quero destacar que todos os participantes ganham um ingresso para visitar o templo religioso que possui um tour guiado inédito”.
Schaefer reforçou a chamada para o evento. “Convidamos a comunidade a participar da atividade física e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas e artesãos de Foz do Iguaçu. O diferencial em 2025 foi incluir mulheres artesãs, empreendedoras, o que trouxe grande satisfação. A proposta é que cada vez mais pessoas conheçam, valorizem e apoiem essa expressão fundamental da nossa identidade e da economia criativa local.”
Modalidades e Percursos
A iniciativa tem as seguintes modalidades: percurso de 10km para corrida, 5km para corrida e caminhada e categorias para PCD e Profissionais do Turismo.
Percurso da corrida de 10km – Largada na Rua Meca, seguindo pela Rua Vinicius de Moraes, Avenida José Maria de Brito, Avenida JK, Avenida Nelson Cunha Junior, Avenida Paraná, Avenida República Argentina, Avenida Jk, Avenida José Maria de Brito, Rua Vinicius de Moraes e Rua Meca.
Percurso da corrida e caminhada de 5km – Largada na Rua Meca, seguindo pela Rua Vinicius de Moraes, Avenida José Maria de Brito, Avenida JK, Avenida Nelson Cunha Junior, Avenida José Maria de Brito, Rua Vinicius de Moraes e Rua Meca.
Programação
12/09 (sexta-feira) – das 14h às 19h: Entrega dos kits e chips
13/09 (sábado) – das 08h às 14h: Entrega dos kits e chips
14/09 (domingo) – às 07h: Largada da corrida
14/09 (domingo) – às 08h20: Início da premiação
Para mais informações: (45) 99916-7578.
Instagram: @corridaturismofoz.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz