4ª Edição do brincar no MON é atração neste domingo, 19, em Curitiba

As atividades serão realizadas no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita, das 10 às 15 horas.
WhatsApp
Facebook
4ª Edição do brincar no MON acontece neste domingo, 19
As atividades serão realizadas no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita, das 10 às 15 horas.. Créditos: Franklin de Freitas

Neste domingo (19), acontece a edição do Brincar no MON. O evento marca a Semana Estadual do Brincar e vai reunir coletivos independentes, arte-educadores, famílias e crianças de todas as idades.

As atividades serão realizadas no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita, das 10 às 15 horas.

A iniciativa é do mandato do deputado Goura (PDT), com o apoio da direção do MON e a organização de Roberta Cibin, produtora cultural e especialista em Gestão Cultural.

O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.

Leia também

Roberta Cibin explica que ao longo do dia serão realizadas diversas atividades que incentivam o brincar em todos os seus aspectos.

“São atividades lúdicas voltadas para promoção do aprendizado e do estímulo ao desenvolvimento infantil integral através de brincadeiras. As crianças de todas as idades poderão se divertir à vontade em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou.

Semana Estadual do Brincar

A lei que instituiu a Semana Estadual do Brincar é de autoria do deputado estadual Goura (PDT) e foi sancionada este ano no Paraná.

Em 2018, Goura, enquanto vereador, aprovou projeto de lei que instituiu e incorporou ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana do Brincar.

“Garantir o desenvolvimento psicossocial, físico e cultural das crianças é um dever do poder público, e estimular a brincadeira e a socialização em espaços públicos e privados é essencial para fomentar a cidadania nas próximas gerações”, ressaltou Goura.

Atividades programadas

  • O ateliê é livre, pode entrar. – Ateliê Tato
    Um ateliê à deriva: o espaço será montado, desmontado e alterado para que cada participante expresse sua subjetividade com os materiais disponibilizados pela arte-educadora (a partir de 4 anos).
  • Jogos de tabuleiro – Associação Serpiá
    Atividades competitivas e colaborativas. Brincadeiras para crianças a partir de 4 anos e jogos de tabuleiro a partir de 5 anos.
  • Brincadeiras no Labirinto – Casa Labirinto
    Montagem e exploração livre de um labirinto de tijolinhos de espuma multicoloridos (a partir de 4 anos). Às 11h haverá roda de musicalização infantil para crianças de 1 a 4 anos.
  • Atividades com e na natureza – Casa Casulo
    Vivência do ambiente natural, gerando experiências de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem individual e coletiva. Para crianças até 10 anos.
  • Pedale pelo seu suco – Instituto Energia Humana
    Bicicletas adaptadas a liquidificadores promovem consciência ambiental e alimentação saudável (a partir de 9 anos).
  • Show de bolhas de sabão – Era Uma Vez Recreações
    Chuva de bolhas gigantes de sabão! Uma brincadeira mágica e divertida que entretém, encanta e contribui para o desenvolvimento infantil integral.
  • Expedição conexão – Dá Pra Recriar
    Jogo de RPG com consciência socioambiental, em que as crianças protagonizam a história vivendo aventuras lúdicas e desafios que só poderão ser solucionados com a cooperação do grupo.
  • Arte e natureza: percurso criativo – Percursos da Infância
    Um mergulho no mundo das texturas, cheiros e formas encontradas nos elementos naturais para criar composições incríveis a partir das técnicas de colagem e frotagem.
  • Oficina de mini-jardim – Iracema Bernardes
    Oficina prática de microjardinagem com suportes reciclados. Seleção e combinação de plantas em escala reduzida para refletir sobre meio ambiente e sustentabilidade (a partir de 4 anos).
  • Maleta de brinquedos – Arco do Sol
    Jogos e interação lúdica para promover o brincar a partir de uma mala de brinquedos infantis. (A partir de 9 anos).
  • Ateliê de experimentações poéticas – Navio Ateliê
    Oficinas criativas de linguagens gráficas relacionando arte, brincar e cultura da infância. Para crianças de 12 meses a 8 anos.
  • Mandalas de linhas – Lavínia
    Oficina de construção de mandalas artesanais. A atividade estimula a concentração, meditação e o autoconhecimento, enquanto trabalha criatividade e autoestima.
  • Sessão de cinema – Bananeira
    Exibição do documentário “O começo da vida – Lá fora”, de Renata Terra, sobre a reconexão da infância com o mundo natural. Sessões às 10h, 12h e 14h.
4ª Edição do brincar no MON acontece neste domingo, 19
As atividades serão realizadas no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita, das 10 às 15 horas.. Créditos: Franklin de Freitas

Eco-Arte – Casa Poppis
Vivência de eco-arte para crianças e pais criarem livremente.

Serviço:
Evento: 4ª edição do Brincar no MON
Local: salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer – Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico de Curitiba.
Horário: 10h às 15h
Entrada: gratuita

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *