5 motivos para curtir as prainhas de água doce do Lago de Itaipu

Conheça as potencialidades dos balneários da chamada Costa Oeste, que estão longe do litoral paranaense e do Oceano Atlântico
WhatsApp
Facebook
Vista da prainha de Santa Terezinha de Itaipu ao entardecer (Foto: Ronildo Pimentel/Diário de Foz)

No Paraná, além das praias da região litorânea banhada pelo Oceano Atlântico, existem as chamadas prainhas de água doce no Norte do Estado e aquelas da chamada Costa Oeste, que surgiram com a formação do reservatório da Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A lista de opções destes verdadeiros paraísos para driblar o calor intenso do verão é grande e inclui os terminais de Santa Helena (duas praias), Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon.

De acordo com o último boletim do Instituto Água e Terra (IAT), a maioria das prainhas do Lago de Itaipu estão com águas próprias para banho, com exceção dos terminais de São Miguel do Iguaçu e Entre Rios do Oeste, devido as chuvas que caíram na região na última semana. (AQUI para relembrar).

Leia também

Chuveirada na Prainha de Santa Terezinha de Itaipu

Futebol de areia na Prainha de Santa Terezinha de Itaipu

Vista do terminal Jacutinga, em Itaipulândia

Se você está pela região e planeja passar um final de semana de calor junto com a família e amigos, o Diário de Foz lista abaixo cinco motivos para não pensar duas vezes. Bora curtir as delícias da Costa Oeste do Paraná.

Efetivos do Corpo de Bombeiros do Paraná garantem a segurança dos banhistas na região (Foto: Arquivo/PMPR)

1 – Tem segurança para toda a família

Todos os terminais turísticos estão dotados de salva-vidas treinados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, que mantem a segurança de crianças, jovens e adultos.

As prainhas do Lago de Itaipu são cercadas por uma natureza exuberante, proporcionando uma vista espetacular e por do sol de tirar o fôlego.

A tranquilidade das águas doces e a paisagem ao redor criam um ambiente perfeito para relaxar e apreciar a natureza.

Os esportes praticados na areia são uma constante em todos as prainhas do Lago Itaipu (Foto: Arquivo/Diário de Foz)

2 – Tem atividades orientadas para todas as idades

Recreação com professores de esporte, vôlei de areia entre outros atrativos, tanto para crianças como para adultos.

Além disso, o lago oferece uma variedade de atividades aquáticas, como natação, pesca, passeios de barco e esportes praticados na água.

Essas atividades são ideais para quem gosta de aventura e quer aproveitar o lago ao máximo.

Profissional garante a animação do grupo (Foto: Arquivo/Diário de Foz)

3 – No verão, é comum shows ao vivo e gratuitos

Não só de diversões aquáticas e esportivas vivem os terminais turísticos de água doce do Lago de Itaipu, alguns tem programações intensas de shows ao vivo e gratuitos.

 A região costuma ter um clima bastante agradável durante grande parte do ano, o que torna a visita às prainhas ainda mais prazerosa.

Com dias ensolarados e uma brisa suave, é um ótimo lugar para um passeio ou um piquenique à beira do lago.

Dicas ajudam a melhor aproveitar o terminal de Itaipulândia (Foto: Ronildo Pimentel/Diário de Foz)

4 – Alimentação e natureza tudo junto

Áreas para fazer aquele churrasco com a família e amigos são componentes presentes em todos os terminais, alguns ainda oferecem quiosques ou apenas churrasqueiras. Só chegar e armar aquele churras.

As opções são, na prática, um convite para os amantes da natureza, o Lago de Itaipu e seus arredores são ricos em biodiversidade.

É possível observar uma variedade de espécies de aves, peixes e outras formas de vida selvagem, proporcionando uma excelente oportunidade para observação e fotografia.

Prainha de Santa Terezinha está remodelada e atrai grande público para curtir as águas do Lago Itaipu (Foto: Arquivo/Diário de Foz)

5 – Cuidados com a saúde são essenciais

Atenção: mesmo sendo praias de água doce, os cuidados com a saúde são essenciais como evitar o sol das 11h às 15h, ingerir muito líquido e usar protetor solar.

Visitar as prainhas do Lago de Itaipu também é uma chance de entrar em contato com a cultura das comunidades locais.

Você pode experimentar, além dos pratos típicos, a culinária regional, conhecer a hospitalidade dos moradores locais e aprender sobre a história e tradições da região.

Mais notícias


.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *