A segunda onda do novo Coronavírus (Covid-19), provocada pela variante brasileira P1, está crítica no Paraguai e clocou o sistema de saúde em alerta vermelho, informa o Última Hora.
A doença, que antes afetava a população com idade mais avançada, tem alcançado índices preocupantes de contágio de crianças e jovens.
De acordo com o último boletim da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde (DGVS), a faixa etária de 0 a 19 anos tem 11.333 casos confirmados, 289 hospitalizados, oito pessoas falecidas e 56 pessoas com síndrome inflamatória multissistêmica associada ao coronavírus.
40% dos casos apresentam algum fator de risco, como excesso de peso, doença cardíaca ou outra comorbidade identificada.
“Temos realmente um aumento nas consultas e também na internação de pacientes jovens entre 18 e 40 anos, muitos deles chegam de forma complicada e são internados em terapia intensiva, estamos vivendo um momento muito complicado porque 100% de 50% dos hospitalizados são doentes com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos e desses 50%, 25% são pessoas sem patologias de base ”, afirmou o Dr. Roque Silva, director da XI Região Central de Saúde.
Continue lendo no Ultima Hora