Atividades gratuitas marcaram os 87 anos do Parque Nacional do Iguaçu

Visitantes aproveitaram atrações em comemoração ao aniversário da unidade de conservação no último sábado

WhatsApp Image 2026 01 15 at 13.06.07
Foto: Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company

O Parque Nacional do Iguaçu comemorou 87 anos de criação no último sábado, 10 de janeiro, com uma programação especial que integrou visitantes, parceiros e comunidade em ações educativas, culturais e de bem-estar, reforçando a importância da conservação e a conexão entre pessoas e a natureza. O dia chuvoso não espantou os quatro mil visitantes que conheceram as Cataratas do Iguaçu e aproveitaram para participar de atividades inclusas no ingresso em comemoração à data.

A celebração dos 87 anos do Parque Nacional do Iguaçu reuniu visitantes, moradores e parceiros em um dia inteiro dedicado à natureza, à cultura local e ao reconhecimento da importância dessa unidade de conservação para o Brasil e o mundo.

Programação inclusa no ingresso

Ao longo do dia, os visitantes puderam aproveitar a programação distribuída pelo Centro de Visitantes, Espaço Porto Canoas, Espaço Usina e Escola Parque. Entre as atrações gratuitas, estiveram a Feirinha do Parque, pintura facial, apresentações musicais, exposições interativas e oficinas de pintura em aquarela, que movimentaram famílias, crianças e adultos em um clima de celebração.

Reativação da Escola Parque

Um dos destaques foi a ativação da histórica Escola Parque, espaço que serviu para ensino dos antigos moradores da unidade, que se transformou, novamente, em um ambiente de aprendizagem. O local recebeu exposições sobre a história da unidade de conservação, acervos arqueológicos e da megafauna iguaçuense, além de atividades de educação ambiental voltadas ao público infantil, com colagens, pinturas e jogos que abordaram a importância da fauna e flora nativas.

A programação também contou com a apresentação do PELD (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração), aproximando pesquisadores e visitantes dos estudos científicos realizados no parque. A Experiência Frutos do Iguaçu levou ao público o conhecimento sobre frutos nativos e sua relevância para a biodiversidade e cadeias produtivas locais, com degustação de produtos. A arte esteve presente por meio da exposição Entre Fios e Florestas, composta por obras em string art que traduzem vivências de gestão ambiental e conservação.

Leia também

Aula de ioga

Complementando a programação, o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel promoveu uma aula de ioga. Os participantes ainda puderam degustar sucos naturais elaborados com frutos nativos, em parceria com o projeto Frutos do Iguaçu.

Feirinha do Parque agora é semanal

A realização da feirinha do Parque Nacional do Iguaçu no Centro de Visitantes com artesãos e pequenos produtores locais agora será realizada em todos os sábados de 2026. A novidade foi anunciada pelo CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior, durante a cerimônia em comemoração ao aniversário.

Toda semana, 20 artesãos moradores das cidades vizinhas ao Patrimônio Mundial Natural mostrarão e comercializarão seus produtos aos visitantes da unidade de conservação. A ação é uma iniciativa da concessionária Urbia+Cataratas em apoio à comunidade e pela valorização da cultura local. Em breve as inscrições para este ano serão abertas.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu

Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem sua visitação turística gerida pela Urbia+Cataratas. O destino é referência internacional em turismo sustentável e foi eleito, pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best 2025, a principal atração turística do Brasil e da América Latina.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz