O Programa da UDC em colaboração com a Universidade de Harvard é o único no mundo a acontecer fora da instituição americana
O Diretor de Criatividade e Empreendedorismo de um dos Programas de Harvard, Prof. Sam Magee e Meg Murphy, Escritora Científica e Pesquisadora Sênior da Reitoria de Harvard T.H. Chan School of Public Health, participaram de uma intensa programação em Foz do Iguaçu e Medianeira para implantar mais uma etapa do Programa de Criatividade e Empreendedorismo UDC – Harvard.
A Reitoria da UDC, Profa. Rosicler Hauagge do Prado, Dr. Acir Amilto do Prado e Prof. Dr. Fábio Prado acompanharam os americanos em 12 encontros com estudantes, familiares, professores e gestores das áreas da saúde, meio ambiente, agronegócio e cooperativas.
Leia também
- UDC entrega estudos de revitalização da Avenida Brasil
- Doutor Robert Carr recebe título Doutor Honoris Causa da UDC
De acordo com o Diretor Prof. Sam Magee, a raiz do Programa de Criatividade e Empreendedorismo é transformar ideias em impactos na sociedade, impulsionando os alunos a descobrirem demandas da comunidade e encontrarem soluções criativas a elas.
Durante a semana na UDC e Colégios do Grupo, Sam e Meg mostraram como o Programa funciona hoje em Harvard.
“Foi uma semana maravilhosa. Recebemos um retorno muito positivo dos alunos e professores. Os questionamentos foram desafiadores e validaram tudo o que dissemos. Estou confiante. O Fábio fez algo sensacional que foi nos reunir com pessoas de influência nas áreas que vamos trabalhar. Sucesso para esse Programa, significa ter os alunos engajados e aprendendo”. Diretor Sam Magee.
“Já estamos implantando o primeiro Harvard HelthLab Accelerator fora da Universidade de Harvard, aqui, com os estudantes do Grupo. A UDC será o modelo para levarmos a outros países, pois pudemos confirmar que está dando muito certo”. Pesquisadora Meg Murphy.
“Foi uma semana muito intensa. Eu senti um orgulho muito grande com a constatação de que nossos alunos pensam em sintonia com os alunos de Harvard. Parabenizo primeiramente os professores e aos alunos que estão trabalhando com o cérebro. Essa colaboração com a Universidade de Harvard é muito forte, os alunos têm que sentir a importância”. Reitora Profa. Rosicler Hauagge do Prado.
“Essa é uma colaboração espetacular. Uma oportunidade maravilhosa para todos os alunos dos Colégios e da UDC”. Vice-reitor Dr. Acir do Prado.
“O Programa é um acelerador de ideias, para nós é um grande privilégio termos essa colaboração com Harvard. É com essa potência que queremos motivar nossos estudantes. Já iniciamos com a energia de mais de 2.300 pessoas envolvidas. Os alunos dos Colégios têm 1 hora por semana, falando e pensando em Criatividade e Empreendedorismo, e os da UDC com 2 horas semanais, é um grande salto”. Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado.
O Pró-reitor completou: “As reuniões com os gestores foram muito importantes. Vamos focar em 3 pilares principais no Programa: saúde, agronegócio e meio ambiente”.
Foram 12 encontros
Com alunos dos Colégios Anglo-Americano Brasil e Paraguai, CAESP e CAESP Internacional de Medianeira, Colégio Educação Dinâmica, Monjolo e os acadêmicos da UDC em Foz e Medianeira.
Capacitação com professores e coordenadores participantes do Programa.
Reuniões com gestores da área da Saúde pública e privada, Parque Nacional, Cooperativas Lar e Frimesa e Cooperativas de Credito.
Etapas
Não foi fácil ou rápido chegar a esse ponto. Foram várias idas da Reitoria com a equipe da UDC para Harvard.
Essa foi a 4ª vez que a equipe de Harvard esteve aqui presencialmente.
“De uma ideia, e muito trabalho, hoje mais de 2.300 pessoas do Grupo participam ativamente do Programa e Harvard sabe que nós existimos e estamos indo bem”!
Em pleno andamento, os próximos passos serão novas visitas do time de Harvard, em agosto e novembro, para um evento de apresentação dos projetos selecionados.