Calha esquerda foi reaberta para contribuir com o escoamento da água que chega ao reservatório. Turistas podem aproveitar para ver o espetáculo
Apenas 12 dias após o fechamento das comportas, ocorrido depois de 80 dias de vertimento ininterrupto, a Itaipu Binacional reabriu o vertedouro neste sábado (15). O escoamento começou às 23h50 e deve prosseguir enquanto as condições de afluência se mantiverem elevadas. Às 0h35, a vazão vertida era de 2 milhões e 100 mil litros de água por segundo (2.100 m3/s).
A previsão de chuvas e a abertura de comportas de outras usinas a montante (acima) da Itaipu levaram à decisão da Diretoria Técnica da usina, instalada na divisa entre Brasil e Paraguai. Outro fator é a menor demanda de energia nos últimos dias, depois do feriado da Páscoa.
Leia também
- Educadores e estudantes de Foz convocam ato público pela revogação do Novo Ensino Médio
- Equipamento de última geração adquirido por Itaipu é usado em atividade de resgate dos Bombeiros
“Com a redução da carga a partir do feriado de Páscoa, somado às chuvas que ocorreram na bacia do rio Grande, houve a necessidade de serem reabertos os vertedouros de algumas usinas a montante de Itaipu”, explicou o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta. “Especialmente da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, última usina com capacidade de regularização da calha principal do rio Paraná e que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento”.
Com o cenário atual, não há previsão de inundações a jusante (abaixo) da usina. A vazão média prevista para o vertimento é de 1 milhão e 500 mil litros de água por segundo (1.500 m3/s), equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
Turismo
Com a abertura do vertedouro, os turistas que visitarem a usina terão um atrativo a mais na usina. Durante os 80 dias em que esteve aberto, entre 14 de janeiro e 3 de abril, o movimento turístico aumentou em 83%. A parada no vertedouro é parte dos roteiros das visitas Panorâmica e Especial. Para mais informações, acesse: https://www.turismoitaipu.com.br/