O espaço foi solicitado pelos moradores durante o Orçamento Participativo
O pedido veio através do Orçamento Participativo, a Prefeitura de Foz anotou, executou e agora o espaço é deles: os moradores da Vila Shalon, na região Sul da cidade, contam com uma praça de esporte e lazer para agradar e ser usado por gente de todas as idades. As crianças estrearam o espaço, durante a inauguração oficial, nesta quarta-feira (26), com uma partida no campo de futebol.
Teve também aquelas que preferiram aproveitar o parquinho infantil, enquanto os adultos conversavam ao redor e outros praticavam exercícios na academia ao ar livre. A Praça de Esporte e Lazer “Clóvis Foletto”, em homenagem a um falecido morador da Vila Shalon que deixou grandes contribuições para a região, é o resultado da reivindicação e do trabalho da Prefeitura Municipal, que tem apostado em espaços como esse para promover qualidade de vida e valorizar os bairros de Foz do Iguaçu. O investimento da administração municipal para a construção da área foi de R$ 826 mil.
Leia também
- Criação da loteria municipal vai fomentar a economia de Foz, defende vereadores
- Todos contra a dengue: Campanha de saúde vai mobilizar escolas de Foz do Iguaçu
A praça é composta por campo de futebol com alambrados e arquibancadas, parquinho infantil, academia ao ar livre, calçadas com acessibilidade e estacionamento, localizada na Rua Natal Graciotin.
De acordo com o prefeito Chico Brasileiro,o investimento nos bairros – com a entrega de espaços de esporte e lazer – sempre esteve entre as prioridades da gestão. E, por meio do Orçamento Participativo, os moradores da Vila Shalon tiveram a oportunidade de elencar as demandas deles e escolher a área que sedia a nova praça. “Esse é um investimento em saúde, em qualidade de vida. E, junto com todos os investimentos que temos feito na área da Educação, estamos dando a essas crianças oportunidades de desenvolvimento e de terem um futuro ainda mais brilhante”, disse.
Cicero Manoel de Souza, líder comunitário da Vila Shalon, comentou que há anos os moradores ansiavam por um espaço como a nova praça. “Através do Orçamento Participativo, conseguimos trazer esse evento para cá. Agora a comunidade precisa ajudar a cuidar do que é nosso”, comentou.
A importância do cuidado coletivo pela nova área de esporte e lazer foi reforçada pelo presidente da Câmara Municipal, João Morales. “Quando temos uma oportunidade como essa, precisamos dar vida ao espaço, fazer com que as crianças usufruam e que todos ajudem a zelar pelo espaço”, disse.
Homenagem
Clóvis Foletto faleceu em 1992. A família dele foi uma das primeiras a residir na Vila Shalon. Ele ajudou a construir um campo de futebol que sediou uma série de torneios e amistosos na região do Porto Meira. Também contribuiu com a constituição da associação de moradores e da igreja do bairro.
Pelo importante papel que desempenhou à frente das reivindicações da comunidade local, o nome dele foi escolhido para nomear o novo espaço de esporte e lazer. A família acompanhou a entrega e a homenagem feita pela administração municipal a Clóvis.
“Agradeço ao prefeito Chico Brasileiro por nos proporcionar esse momento, que nos agrade muito. Perdemos nossa mãe há alguns dias, ela com certeza estaria aqui com muita alegria, porque meu irmão arregaçava as mangas por um espaço como esse”, disse. A entrega também foi acompanhada pela esposa, pelos filhos e irmãos de Clóvis.
Presenças
A inauguração da praça da Vila Shalon contou com a presença de secretários municipais, da vereadora Anice Gazzaoui e dos vereadores Adnan El Sayed, Alex Meyer, Dr. Freitas, Edivaldo Alcântara, Ney Patricio e Rogério Quadros.
Fotos: Thiago Dutra/PMFI