Zé da Bíblia, um dos personagens mais icônicos e folclóricos da capital

WhatsApp
Facebook

Por Gilmar Cardoso

O popular Zé da Bíblia, ou Manir Ramalho de Oliveira, um dos cidadãos que centenas, milhares de curitibanos, principalmente os caminhantes do Centro, o conhecem. O popular Zé da Bíblia é natural do Norte do Paraná, nascido em 1º de maio de 1948, nono filho de doze irmãos. Nascido no interior, vive em Curitiba desde 1975. Quando jovem, trabalhou em uma construtora que atuava no ramo de saneamento.

Seu Manir é viúvo e pai de quatro filhos. Com exceção de um deles, os outros vivem em Curitiba. “Um deles é mecânico. Tenho duas meninas: uma é arquiteta, a outra trabalha numa empresa de telefonia. O menino caçula é construtor civil, mora na Itália”, diz.

Leia também

“decidi pregar a paz e a palavra de Deus pelo mundo”. Ao dizer isso, Zé da Bíblia destacou e indicou a Avenida Cândido de Abreu, de ponta a ponta, com as mãos. “Veja, todo mundo precisa do Papai, até aqueles que caminham por aí e acham que não”, completa.

O Zé é um pedreiro aposentado que veio há muitos anos da cidade de Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná, e por décadas morou na Vila Cubas, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Ele ficou viúvo, casou novamente e tem uma filha menor. Hoje Manir, que chegou a ser candidato a vereador e não se elegeu, mora na Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba.

O que ele prega?

Zé da Bíblia se diz profeta de Deus na Terra para pregar a paz. Entre suas frases, destaca-se: “A paz, a lei e o soldado”. Ele protesta contra as coisas que oferecem perigo ao planeta, denunciando os erros de políticos, dentre outras coisas.
O ZÉ DA BÍBLIA É BICHO DO PARANÁ!

Gilmar Cardoso é advogado, assessor legislativo e colaborador do Cabeza News.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *