O prefeito Claudio Fillipa garantiu, no final de semana, a reeleição para o quinto mandato, o terceiro consecutivo, à frente da Prefeitura de Puerto Iguazú, município unido à Foz do Iguaçu (Brasil) pela Ponte Internacional Tancredo Neves. Após o a apuração dos votos, ele disse que esta será a última eleição em que concorre ao cargo e que irá comemorar o feito no próximo dia 6 de junho, quando completa idade nova.
Recorda o GDia que a Argentina realizou, no domingo (07), eleições municipais e estaduais para a escolha de prefeitos, vereadores, governadores e deputados provinciais. Em Puerto Iguazú foram montadas 125 mesas de votação em 19 escolas, além de duas mesas para 450 estrangeiros. Dos 43.942 cadastrados para o pleito, aproximadamente 75% compareceu às urnas. O segundo colocado foi Javier Bareiro, com 27,15%.
Leia também
- Prefeitura de Foz inaugura Ambulatório de Feridas no Campos do Iguaçu
- Receita Federal faz operação no Centro de Distribuição de Remessas Postais em Foz do Iguaçu
Claudio Filippa foi eleito pela primeira vez em 2003 e reeleito em 2007, permanecendo no cargo até 2011, quando perdeu o pleito, retornando em 2015, foi reeleito em 2019 e agora permanece no cargo até 2027, quando completará 20 anos a frente da administração municipal. Na Argentina, um mesmo partido pode lançar mais de um candidato ao mesmo cargo. Dessa forma, 29 candidatos disputaram a vaga para a prefeitura. O primeiro turno das eleições nacionais será realizado em outubro.
Liderança incontestável
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), comentou na manhã desta segunda-feira (08), a reeleição de seu colega em Puerto Iguazú. “Claudio Fillipa é uma liderança não só aqui da região, mas da província de Misiones. Uma liderança incontestável, tem um trabalho muito assíduo, muito presente na comunidade e vem, nos últimos anos, trabalhando para desenvolver o município que tem se desenvolvido muito nos últimos 20 anos”, disse em entrevista à Rádio Cultura.
De acordo com o prefeito, Puerto Iguazú nas últimas duas décadas cresceu positivamente no turismo e na infraestrutura. “O município passou pela crise da covid, seríssima, teve grandes dificuldades e sobrevive as crises argentinas que vive realmente um momento de crise econômica, mas a gente vê que Puerto Iguazú está cada vez mais pujante, bem administrada e os nossos parabéns ao Fillipa”, ressaltou.
Chico Brasileiro também comentou sobre o turismo de principal fonte econômica de Puerto Iguazú, semelhante ao que ocorre no lado brasileiro da Tríplice Fronteira, que inclui o Paeraguai. “A cidade compartilha com Foz do Iguaçu as Cataratas do Iguaçu e muitos hotéis de excelente qualidade e tem uma estrutura turística muito boa. Por isto muitos vem para Foz do Iguaçu e vão para Puerto Iguazú e vice-versa”, completou.