Uma base móvel da Guarda Municipal foi instalada, na tarde de ontem (29), na Praça da Paz e permanecerá por tempo indeterminado. O intuito da Secretaria Municipal de Segurança é reforçar o sentimento de proteção de moradores e turistas que frequentam o espaço e também impedir atos de vandalismo e danos ao patrimônio público.
O ônibus permanecerá 24 horas por dia na praça, com dois guardas por turno. Ele foi instalado no calçadão, na parte superior da Praça da Paz, o que possibilitará o reforço também na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura.
“Muitos moradores deixaram de frequentar estes espaços por conta da ocupação irregular de moradores de rua. Em uma operação conjunta envolvendo as Secretarias de Segurança, Assistência Social e Meio Ambiente, orientamos essas pessoas (na grande maioria estrangeiras) a deixarem o local. Muitos aceitaram o atendimento e foram encaminhados para o Centro Pop. Depois disso, o Meio Ambiente fez uma grande ação de limpeza na praça”, contou o diretor da Guarda Municipal José Augusto Vicenzi.
O reforço na segurança também deve coibir atos de vandalismo nas duas praças. No ano passado a Guarda Municipal registrou 52 casos de danos ao patrimônio público na cidade, e só este ano já foram 24 registros.
“Esses números não são precisos, porque nem tudo chega até a GM. Muitas ocorrências são registradas pela Polícia Militar ou nem chegam a ser informadas”, explicou Vicenzi.
Denúncias de danos ao Patrimônio Público podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.