Prefeito Chico Brasileiro destacou que a solenidade de transmissão de cargo da pasta reforça intenção de trabalhar pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas aos direitos humanos
Em uma cerimônia com a presença de diversas entidades de representação popular, instituições da sociedade civil, lideranças comunitárias e autoridades, no auditório da Fundação Cultural, tomou posse na noite desta quinta-feira (18) o novo secretário de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu, Ian Martin Vargas.
O bacharel em Direitos e mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras assume a pasta em substituição à advogada Kelyn Trento. Ele planeja avançar com os projetos já em andamento pela secretaria e fortalecer parcerias visando uma integração cada vez maior com a comunidade e o fortalecimento da cidadania.
Leia também
- 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV será realizada em Foz do Iguaçu
- Caminhada alerta para o aumento da violência contra crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu
Na solenidade, a primeira-dama Rosa Maria Jeronymo, que foi a primeira secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu quando a pasta foi criada (há cinco anos), lembrou de uma série de desafios enfrentados à época e de conquistas da gestão na área, mesmo diante de muitas dificuldades.
“Em junho de 2018, ousamos regulamentar a lei contra a homofobia, que havia sido aprovada no início dos anos 2000 e nunca tinha sido regulamentada. Ousamos discutir a garantia de direitos de pessoas que são as mais excluídas, mesmo diante de muitas barreiras. Aproximamos o governo de uma população nunca antes reconhecida, como os povos de terreiros, entre outros tantos avanços”, recordou Rosa.
O prefeito Chico Brasileiro comentou que a transmissão de posse da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade reafirma a convicção da gestão do município de que “só seremos uma sociedade civilizada se tivermos os direitos humanos incluídos nas políticas públicas”.
“Vamos trabalhar por uma articulação de direitos humanos cada vez mais fortalecida, enraizada e presente na comunidade”, frisou. Ele agradeceu a Kelyn Trento pelos dois anos à frente da secretaria e o desafio cumprido “com louvor”.
Chico Brasileiro disse ainda que, por todo o conhecimento e pela trajetória de Ian Vargas, tem a certeza de que ele abraçará a causa, “que não é só sua, mas de todos os brasileiros e brasileiras”.
Fortalecimento de parcerias
“Não tem como pensarmos em desenvolvimento, em crescimento econômico, se não pensarmos no social, em atender e defender os direitos dos mais vulneráveis – aqueles que passam fome, que sofrem de intolerância religiosa, racismo, LGBTfobia”, afirmou o novo secretário de Direitos Humanos do município.
Ian Vargas ressaltou ainda que pretende fortalecer as parcerias com o governo federal, a Itaipu Binacional e outras instituições, em prol do desenvolvimento de políticas públicas que reforcem o combate às desigualdades socioeconômicas.
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, comentou que o novo secretário tem à frente um “desafio enorme”, especialmente no combate à invisibilidade. “Somos todos seremos humanos, temos os mesmos direitos e temos que ter as mesmas oportunidades. Isso não se resolve apenas com políticas econômicas, mas com o respeito às nossas diferenças”, afirmou.
Agradecimento
Kelyn Trento agradeceu ao prefeito Chico Brasileiro pela confiança e também à equipe da secretaria, “que, apesar de ser a menor entre as secretarias, não mede esforços para garantir os direitos das pessoas”.
O presidente da Câmara Municipal, João Morales, afirmou que os vereadores têm interesse de que os direitos humanos avancem em Foz do Iguaçu. “A Câmara é parceira e estamos de braços abertos para defender os interesses da comunidade”.
Também participaram da cerimônia de transmissão de posse o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo; os vereadores Adnan El Sayed e Yasmin Hachem; a reitora da Unila, Diana Araujo Pereira; secretários municipais; entre outras autoridades e lideranças comunitárias.