Com apoio da Itaipu Binacional, Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre reúne mais de 800 profissionais de 18 países
Especialistas em sistemas elétricos de potência de 18 países estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para a 19ª edição do ERIAC – Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre, um dos mais importantes eventos do setor na América Latina. De 21 a 25 de maio, no Rafain Palace, mais de 440 trabalhos técnicos apresentarão o que há de mais recente nas pesquisas e iniciativas do setor elétrico internacional, e uma feira trará novidades em produtos e serviços.
O evento é realizado pela Região Ibero-Americana do Cigre (Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos), com apoio organizacional da Itaipu Binacional. Esta é a maior edição do evento, com mais de 800 participantes da Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Alemanha, Rep. Dominicana, Espanha, Reino Unido, México, Panamá, Peru, Portugal, Paraguai, Rússia, Estados Unidos e Uruguai.
Leia também
- Desfile de Aniversário da cidade terá a participação de 2 mil alunos de Foz
- Construção do aquário marinho em Foz já conta com a licença ambiental do IAT
Durante a cerimônia de abertura do XIX ERIAC, na noite de domingo (21), o presidente do evento, João Carlos de Oliveira Mello, CEO da Thymos Energia, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Tivemos um avanço significativo e também pudemos perceber a participação de muitos profissionais novos. Essa diversificação de ideias é muito positiva para o setor”, disse.
O engenheiro também agradeceu o apoio da Itaipu na organização do evento. “A difusão de conhecimento é uma marca da Itaipu, que sempre apoia encontros como esse”, afirmou.
Impossibilitado de comparecer presencialmente, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, enviou um vídeo dando as boas-vindas aos participantes. “É em eventos como esse que vemos nascer a melhoria na qualidade dos serviços que prestamos à sociedade e, por que não, à humanidade”, disse Enio. “Parabenizo a todos por essa construção coletiva de conhecimento.”
Para Rodrigo Gonçalves Pimenta, superintendente de Operação da Itaipu e coordenador geral e executivo do Encontro, o evento deve proporcionar um valioso intercâmbio de informações. “Esse é o maior ERIAC da história. O fato de estarmos recebendo o evento neste ano tão importante, de aniversário do Tratado, também é uma forma de comemorar”, afirmou.
O ERIAC é realizado desde 1987, alternadamente a cada dois anos pelos comitês nacionais do Brasil, Argentina e Paraguai. A última edição do evento aconteceu em Foz do Iguaçu, em 2019. Em 2021, as restrições da pandemia da covid-19 impediram a realização do Encontro. Excepcionalmente, Foz do Iguaçu voltou a sediar o evento em 2023.
Durante a cerimônia, membros de destaque da Região Ibero-Americana do Cigre (RIAC) foram homenageados com diplomas e medalhas. Em seguida, João Carlos de Oliveira Mello ministrou a palestra de abertura com o tema “Integração Elétrica Regional – Transição energética e o aumento da participação de renováveis nas matrizes energéticas do Cone Sul”.
Em seguida, foi aberta a Expo ERIAC, com 24 estandes de diferentes empresas e instituições do setor elétrico. O estande da Itaipu Binacional veio com conteúdo técnico destinado ao público do evento, incluindo painéis que apresentam diferentes sistemas da usina em tempo real, bem como vídeos referentes à atualização tecnológica da usina e institucionais.
Autoridades
Participaram da cerimônia de abertura do ERIAC o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; o presidente honorário do XIX ERIAC e presidente da RIAC, Pablo Rodríguez Herrerías; o presidente do Comitê Técnico do Cigre, Márcio Szechtman; o presidente do Comitê de Organização do XIX ERIAC, José Henrique Machado Fernandes; o diretor técnico do Comitê Nacional Brasileiro do Cigre e coordenador do Comitê Técnico do XIX ERIAC, Antonio Carlos Barbosa Martins; o diretor financeiro do Cigre-Brasil, André Luiz Mustafá; a diretora de Assuntos Corporativos do Cigre-Brasil, Maria Alzira Noli; os diretores da RIAC, Josias Matos de Araújo, Pedro Cabral e Gustavo Barbera; entre outros.