Com 713 registros, Foz é o município com mais casos de Chikungunya no Paraná

WhatsApp
Facebook

Dados são da Secretaria Municipal de Saúde e foram confirmados desde o início do ano epidemiológico, em agosto de 2022. Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue.

Destaca o G1 Globo que a cidade de Foz do Iguaçu, é o município com mais casos de Chikungunya no estado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme o órgão, são 713 casos confirmados desde o início do ano epidemiológico, em agosto de 2022.

Leia também

“Estamos com vários casos de Chikungunya, nós temos mais de 1,5 mil notificações. O que acontece é que os exames são encaminhados para o Lacen em Curitiba, e o resultado demora muito a sair”, explica Roberto Doldan, gerente de vigilância em saúde.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue. A médica Betânia Bernardo explica que alguns sintomas das doenças são semelhantes, mas o tempo de duração e a intensidade da dor diferem entre as doenças.”A Chikungunya não vai dar uma febre tão alta. A principal característica da Chikungunya é dor na articulação, nas juntas, principalmente dos punhos, dedos, joelhos, tornozelos”, afirma.

Continue lendo em G1 Globo

Mais notícias