Termina amanhã o prazo para declarar o Imposto de Renda; quase 8 mil iguaçuenses ainda não entregaram o formulário

WhatsApp
Facebook

Termina amanhã (31) o prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2023. Até o momento a Receita Federal recebeu 57.018 formulários, do volume de 65 mil documentos esperados neste ano por Foz do Iguaçu. Pouco mais de 12% dos contribuintes iguaçuenses, o que corresponde a cerca de 7,9 mil, ainda não realizaram a prestação de contas.

Quem perder a data ficará sujeito ao pagamento de multa, com valor mínimo de R$ 165,74. O valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido acrescido de juros. É importante cumprir o prazo também para que, em caso de erros ou inconsistências, o contribuinte possa realizar a correção posteriormente sem cobrança.

Recorda o GDia que do total de declarações enviadas por Foz, 24% foram realizadas através do modelo pré-preenchido, que facilita a confirmação de dados e também garante prioridade no recebimento da restituição. O primeiro lote será depositado nessa quarta-feira e já está disponível para consulta.

Leia também

Além da prioridade para quer utilizar a declaração pré-preenchida, receberão primeiro também aqueles que optarem pela transferência via Pix, com chave CPF. Entretanto, a prioridade absoluta é reservada aos contribuintes idosos, com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.

A Receita Federal lembra ainda que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Em todo o Paraná a Receita Federal havia recebido até ontem (29)2.187.072de declarações. A expectativa para este ano é de que 2,5 milhões de formulários sejam entregues dentro do prazo. Em nível nacional 33.426.131de contribuintes já acertaram as contas com o “leão”. A expectativa é de que 38,5 milhões formulários sejam encaminhados até amanhã.

Malha fina

Os contribuintes que enviarem informações erradas ou diferentes dos dados fornecidos por outras entidades que também precisam prestar informações à Receita Federal, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros, podem acabar caindo na malha fiscal (também conhecida como “malha fina”).

Caso isso aconteça, o contribuinte pode ter atrasos no recebimento da restituição, se houver, e corre o risco de receber uma multa do Fisco. Enviar a declaração dentro do prazo torna mais fácil a correção caso necessário. Você pode saber se sua declaração está retida na malha fiscal por meio do e-CAC.

O que acontece se não declarar?

Multa, nome sujo, CPF irregular e, dependendo do caso, até prisão. A lista de consequências para o contribuinte que não prestar contas à Receita Federal é grande e pode trazer dores de cabeça para aqueles que optarem por atrasar a entrega ou não enviarem a declaração do IRPF 2023.

Pessoas com o CPF irregular, por exemplo, são impedidas de tirar passaporte, pedir empréstimos, abrir ou movimentar contas bancárias, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, comprar ou vender imóveis, dentre outras consequências.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *