Rotary Club de Curitiba e secretaria do Estado da Saúde firmam parceria

WhatsApp
Facebook

Secretário Beto Preto falou sobre a importância da vacinação

Nesta 5ª feira, dia 15, o Rotary Club de Curitiba promoveu sua 43ª reunião ordinária na sede da Associação Médica do Paraná, liderada pela presidente Sandra Mara Aubrift de Lara e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde Beto Preto, que ministrou palestra sobre “Vacinas e a importância das parcerias”.

O encontro ainda contou com a participação dos Governadores do Distrito 4730 do Rotary Internacional Sérgio Luiz Bellotto Jr (2022-23), Laerzio Chiesorin Junior (2023-24) e Jorge Humberto Agudelo Franco (2019-20), assessores da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), rotarianos, convidados e visitantes do 1º clube rotário fundado no Paraná há 90 anos.

A presidente Sandra Mara Aubrift de Lara fez homenagens à companheiros e destacou a presença do Secretário Beto Preto que fez um balanço sobre a atuação frente à pasta e frisou que o Governo do Paraná, por meio da SESA, reforça as ações voltadas à adesão da população no processo de atualização da caderneta de vacinas. No Estado o Sistema Único de Saúde oferta 19 vacinas para as várias fases da vida, protegendo bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A imunização é gratuita.

O objetivo da visita do Secretário de Estado da Saúde Beto Preto ao Rotary Club de Curitiba é para reiterar a importância das boas parcerias com os clubes de serviços e entidades civis organizadas a fim de se incentivar estratégias, estimular ações e disseminar experiências exitosas que contribuam para a qualificação do trabalho em saúde, com resultados assertivos. Segundo o Governador do Distrito 4730 do Rotary Internacional, Sérgio Luiz Bellotto Jr, para esta tarefa a SESA pode contar com nosso empenho, apoio e motivação e através dos nossos clubes rotários seremos influenciadores e multiplicadores desta iniciativa.

O Secretário Beto Preto afirmou que depois de três anos com uma situação bem estabilizada em função da vacinação, a OMS decretou no início deste mês o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional em relação á Covid, mas, mesmo assim o Estado do Paraná continua reforçando que alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização adequada da lavagem das mãos e, principalmente, a continuidade da aplicação da vacina, essencial para a proteção contra casos graves. “Pretendemos continuar nessa tarefa de proteção e cuidado. Foi um grande desafio vencer a pandemia e chegar nesse momento, que é justamente o resultado da vacinação em massa”, avalia Beto Preto.

O Rotary Club de Curitiba com seu pioneirismo, aliado aos demais clubes paranaenses, tem sido parceiro na luta contra a paralisia infantil e apoio material e financeiro nas campanhas de vacinação. Entendemos que esta é a única forma de prevenção da Poliomelite, e que todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme o esquema vacinal de rotina, destacou a presidente Sandra Mara.

O Estado do Paraná recomenda a ampliação da oferta da vacina contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A medida deve começar nesta segunda-feira (15) e segue recomendação do Ministério da Saúde, da Nota Técnica nº 36/2023. A iniciativa busca ampliar a vacinação para a população de praticamente todas as faixas etárias.

“Não podemos subestimar e muito menos negligenciar a importância da vacina, que mostra todos os dias ser a principal estratégia de proteção contra vírus. É preciso fortalecer este processo, promovendo o imunizante para que chegue até o braço de todos os paranaenses”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Mesmo com o final da campanha nacional de vacinação contra a gripe nós ainda temos estoque de doses para a continuidade da vacinação, e continuaremos, pois, as vacinas não podem ficar nos refrigeradores, devem ir para os braços da população”, disse o secretário. “Por isso eu faço uma convocação. Para se manter livre dos malefícios da gripe mais severa, é preciso buscar uma unidade para acabar com esse estoque e neste sentido, o apoio institucional dos formadores de opinião e integrantes do Rotary Club é fundamental neste processo.

A imunização é um direito do cidadão e faz parte da Atenção Primária, como uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais, evitando desta forma, cerca de 2 milhões a 3 milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

Ao final do encontro a presidente do Rotary Club de Curitiba, Sandra Mara Aubrift de Lara e o Governador Distrital Sérgio Luiz Bellotto Jr entregaram um Certificado de Participação em agradecimento e registro pela palestra e parceria ao Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto onde continha a reprodução da ata de uma reunião promovida há 90 anos pelo clube rotário onde aprovou-se a reivindicação para que o Estado do Paraná passasse a adotar a obrigatoriedade da Carteira de Vacinação e que a mesma fosse instituída de forma gratuita para a população.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *