Declarado como Cidadão Benemérito do Paraná, empresário natural de Cambará deixou legado para atuais e futuros empreendedores do turismo e hotelaria
A CNTur e a Feturismo (Confederação Nacional do Turismo e Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares, respectivamente) lamentaram a morte, nesta segunda-feira (19), do empresário do ramo de hotelaria Alceu Antimo Vezozzo, fundador da Rede Bourbon de Hotéis & Resorts. Natural de Cambará, no Norte do Paraná, ele tinha 93 anos e estava internado em um hospital de Curitiba. Seu corpo foi sepultado nesta terça-feira (20) no Cemitério Parque Iguaçu, no capital do Estado.
“O Alceu Vezozzo foi um homem muito importante para o turismo e a hotelaria do Paraná e do Brasil. Ele era de uma simplicidade inigualável e de uma visão empreendedora única”, disse Fábio Aguayo, diretor nacional da CNTur e presidente da Feturismo. “Nosso setor só tem a lamentar esta perda irreparável que deixa um legado para nortear o atuais e futuros empreendedores do turismo e da hotelaria”, concluiu.
Leia também
- Morre em Curitiba aos 94 anos Alceu Vezozzo, fundador da rede de hotéis Bourbon
- Prefeitura de Foz lança Refis para quitação de débitos com até 100% de desconto sobre juros e multas
O fundador da rede Bourbon era domiciliado em Curitiba e sempre foi muito próximo dos colaboradores e dos clientes, além de prezar sempre pela gentileza e cordialidade no dia a dia. Alguns, ele conhecia desde o início da trajetória na hotelaria. Alceu Vezozzo era formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie em São Paulo, Alceu Vezozzo sempre foi bem relacionado e reconhecido como uma personalidade pública.
Reconhecimento
A história de Alceu Vezozzo, declarado Cidadão Benemérito do Paraná pela Assembleia Legislativa, se tornou livro. A biografia “O Hoteleiro Brasileiro”, escrita por Domingos Pellegrini, mostra a trajetória do garoto que brincava nas ruas de terra de Cambará (PR) e se transformou em engenheiro e construtor, guiado por princípios legados pelo avô imigrante e pai empreendedor.
O livro aborda como os cinco hotéis da família Vezozzo se transformaram em rede internacional com mais 20 grandes unidades agregadas, além de mostrar também a história do complexo escolar Instituto Bourbon, em Cambará, demonstrando toda visão social do empresário.
A rede hoteleira Bourbon completou, em 2023, 60 anos de história, história esta que tem autoria do biografado, que parte desse plano existencial aos 93 anos. O livro é distribuído apenas para parceiros, jornalistas e formadores de opinião. Alceu Vezozzo deixa a esposa Laila, os dois filhos Alceu Vezozzo Filho e Maria Angélica e netos.