Neste domingo, 25 de junho, Eliana e Narcisa visitam um dos destinos mais completos do Brasil: Foz do Iguaçu, Paraná. Elas conhecem as Cataratas do Iguaçu por terra, ar e pelas correntezas dos rios. Eliana vive as belezas da fauna e flora brasileira no Parque das Aves e fica frente a frente com a ave mais perigosa do mundo, o casuar.
Tem muita diversão e aventura em uma exposição com os carros mais famosos do cinema, um museu de cera, um bar de gelo com temperaturas congelantes, uma roda-gigante com quase 90 metros de altura e um show deslumbrante e emocionante de águas e luzes. Narcisa ainda apronta nas compras no Paraguai em Ciudad del Este e as duas provam os aromas e sabores da culinária argentina em uma experiência gastronômica diferente, em Puerto Iguazú.
Leia também
- Dia Internacional do Yoga foi celebrado no Parque Nacional do Iguaçu
- CNTur e Feturismo lamentam morte de Alceu Vezozzo, fundador da Rede Bourbon de Hotéis
As Cataratas do Iguaçu tem aproximadamente 275 quedas d’água com até 80 metros de altura. Uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas possui uma fauna e flora riquíssima como araras, quatis, guarás e árvores como timbaúvas e embaúbas. “Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência única, não me canso de olhar para essa beleza natural”, afirma a apresentadora.
Marco das Três Fronteiras
Pelo ar, o público conhece a dimensão da região, como a nova ponte que está sendo construída. A “Ponte da Integração” foi pensada para aliviar o tráfego da “Ponte da Amizade”, a ponte mais famosa que liga o Brasil e o Paraguai. A nova obra tem objetivo de dar prioridade para caminhão de carga, facilitando os turistas que percorrem a “Ponte da Amizade”. A Represa de Itaipu também é um ponto retratado no programa! No local está presente uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, são quase oito quilômetros de barragem e uma altura que corresponde a um prédio de 65 andares. Do alto, também se nota a real proporção da Tríplice Fronteira, onde é possível enxergar os monumentos que representam Brasil, Paraguai e Argentina.
“O Marco das Três Fronteiras é um atrativo muito famoso em Foz do Iguaçu, quando o sol se põe acontecem lindas apresentações com danças folclóricas de cada um dos países. É possível conhecer também um pouco mais sobre a lenda indígena sobre as Cataratas do Iguaçu, baseada em uma história de amor, cheia de emoções, ritmos e cores”, declara Eliana.
Parque das Aves
A loira frequenta o Parque das Aves, a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. São 1.300 animais entre aves, répteis e anfíbios de 150 espécies diferentes. O parque é focado na conservação de espécies ameaçadas de extinção da Mata Atlântica, trabalhando no resgate dos bichos; mais da metade do plantel são de animais oriundos de situações de maus tratos e tráfegos. Eliana fica cara a cara com a ave mais perigosa do mundo, o casuar, que pode passar de 1,5 de altura, mas que só ataca quando se sente ameaçado.
A apresentadora também percorre pelos cinco viveiros de imersão no parque, ela avista papagaio, guará, jacutinga, periquito, macuco, mutum-de-penacho, tucano, arara-azul, arara-canindé, arara-vermelha, arara-macao e outras diversas espécies encantadoras. “Elas são muito dóceis e elas passam muito pertinho. Que amor”, diz Eliana.
Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina)
Enquanto Eliana conhece o Parque das Aves no Brasil, Narcisa vai até o Paraguai, na Ciudad del Este, para fazer o que mais gosta: compras! No município vivem quase 100 mil brasileiros que trabalham na região. O Paraguai é o terceiro país mais procurado pelos brasileiros que decidem morar fora do Brasil; os Estados Unidos estão na primeira posição e o segundo é Portugal. Narcisa explora os shoppings e o comércio popular para comparar os preços em relação ao Brasil. Os brasileiros não pagam as taxas e impostos nos produtos, diferente dos paraguaios. Enquanto Narcisa adquire presentes para a apresentadora, ela recebe os carinhos dos fãs nativos, já que o sinal do SBT também está no país vizinho!
E a Eliana dá a dica: “É muito legal e vantajoso, mas tem um limite. Para quem entra no Paraguai via terrestre, as compras individuais não pagam taxa de até 500 dólares, aproximadamente 2.500 reais, o que passar disso, você terá que pagar impostos na alfândega quando retornar para o Brasil. Então, fique esperto. E não esqueça da calculadora para ver se vale a pena comprar”.
No lado argentino, as duas estrelas entram em um restaurante para uma experiência de degustação e interação. Elas aprendem a fazer drinks, empanadas, mate (chimarrão) e até alfajor.
Roda-gigante de Foz, museu de cera, exposição de carros cinematográficos, golfe e show de águas
A dupla aproveita a roda-gigante de Foz, uma atração à parte com 88 metros de altura, apenas três metros a menos que a roda-gigante de São Paulo, que é considerada a mais alta da América Latina. Elas também conhecem o Movie Cars, uma verdadeira viagem sobre quatro rodas dentro do complexo chamado Wonder Park Foz. São mais de 50 veículos exibidos em 24 cenários com réplicas perfeitas dos carros das telonas, como o carro de cachorro do Debi & Loide, o carro de corrida de Speed Racer, o veículo do clássico De Volta para o Futuro e muitos outros.
Eliana e Narcisa também disputam uma partida de golfe, visitam um museu de cera, onde a apresentadora engana a amiga fingindo ser uma boneca e também se emocionam no show de luzes e águas com trilha sonora sincronizada.
Aventuras Radicais
Ainda no Parque Nacional do Iguaçu, Eliana e Narcisa participam do Macuco Safari, um passeio que segue de carrinho elétrico e depois uma trilha a pé, onde Narcisa pratica o cachoeirismo, no final, elas se aventuram pelas águas através de um barco com fortes motores para vencer as correntezas e proporcionar uma diversão com muita emoção. Durante o passeio é fácil verificar as Cataratas, a fauna ao redor e se apaixonar.
Fotos: Divulgação SBT
Continue lendo no O Universo da TV