Com apoio de R$ 6,3 milhões da Itaipu Binacional, o campus do IFPR (Instituto Federal do Paraná) em Foz do Iguaçu vai entregar ainda em agosto ou setembro um bloco de laboratórios de 930 metros quadrados e deve iniciar ainda este ano uma série de reformas nas instalações da escola.
“Completamos 15 anos desde a implantação do campus na cidade e hoje temos cinco cursos de nível técnico, quatro cursos de nível superior, um curso de pós-graduação, além dos cursos de curta duração”, disse o diretor do IFPR, Anderson Coldebella.
Leia também
- Mulheres são destaque em áreas de engenharia na usina de Itaipu
- Dia da Música movimenta CMEIs, escolas, hotéis, Cataratas, Itaipu e segmento cultural de Foz
No prédio que será entregue em agosto, vão funcionar quatro laboratórios de informática, um escritório modelo, um labmaker, um laboratório de alimentos, microscopia e um laboratório de qualidade de água.
Segundo Coldebella, o campus está finalizando a licitação para compra do mobiliário e equipamentos que darão suporte aos laboratórios e aguardando a instalação de uma usina fotovoltaica e da rede lógica. “A previsão de inauguração é em agosto ou setembro, depende da instalação dos equipamentos”, disse.
A próxima etapa, conforme ainda o diretor, está na assinatura de um novo convênio com a binacional, já acordado, no valor de R$ 2,3 milhões para a reforma dos vestiários e do ginásio de esportes da escola.
Cursos
Junto com a Unila, implantada em 2010, o IFPR ampliou o acesso à educação pública superior oferecida pela Unioeste em sete cursos. Hoje a educação pública no ensino superior tem 47 cursos de graduação e mais cinco cursos. Nesta lista não estão os cursos de pós-graduação e mestrados.
O campus da IFPR em Foz do Iguaçu está instalado na antiga área do Floresta Clube. São 87 mil metros quadrados e 25 mil metros quadrados de área construída. O instituto oferece os cursos técnicos de gastronomia, aquicultura, meio ambiente (EAD), desenvolvimento de sistemas e os cursos superiores de licenciatura em física, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, e as engenharias em aquicultura aquicultura e tecnologia em gastronomia e pós-graduação em especialização em internet das coisas (IOT).
“Além disso, oferecemos cursos de curta duração, chamados FIC (formação inicial e continuada) em libras, defensor popular e letramento digital. E em parceria com a prefeitura de Santa Helena, temos os cursos de assistente em controle de qualidade, assistente em administração, assistente em RH, informática básica e recepcionista. Todos com 160 horas de duração”, disse Coldebella.
1,4 mil alunos
Ao todo, o IFPR tem 1,4 mil alunos presenciais, 67 professores – está preparando um concurso para mais 70 vagas, 39 técnicos em assuntos educacionais concursados, 18 terceirizados (segurança, portaria, manutenção e limpeza) e três estagiários (apoio administrativo).
“O IFPR em Foz do Iguaçu é uma instituição de ensino voltada à educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino”, disse Coldebella.
“Está na cidade desde 2008, quando iniciou as atividades em um espaço cedido pelo Parque Tecnológico Itaipu – PTI com o curso técnico em aquicultura. Em 2010, passou a atender seus alunos no antigo Clube Floresta. A área foi repassada ao IFPR para criação do campus Foz do Iguaçu”, completou.