A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promoverá, nos dias 25 e 26 de julho, em Foz do Iguaçu, o curso Receita Tributária Municipal e Estruturação de Dívida Ativa. A capacitação será realizada no auditório da Polícia Federal. No dia 25, as aulas serão ministradas entre as 8h e 17h30; na quarta-feira (26), a formação ocorrerá das 8 às 12 horas. As inscrições, gratuitas, são feitas por meio do portal da EGP.
A capacitação, que tem como público-alvo os jurisdicionados, abordará os seguintes temas: a importância da receita própria, a estrutura logística, de pessoal e tecnológica do setor tributário e os mandatos constitucionais de otimização; diagnóstico da atividade tributária municipal; como estruturar um fisco municipal, concurso para fiscal, qualificações e rotinas.
Leia também
- “Vou sair daqui sendo médica”, conta haitiana aprovada na Unila em Foz
- Colégio da Polícia Militar de Foz promove festa junina com exposição de viaturas e comidas típicas
Outros temas apresentados durante o curso serão IPTU: base de cálculo, progressividade e sistemática de apuração; ITBI: base de cálculo, sistemática de apuração e planejamento tributário; ISS: base de cálculo, alíquotas, sistemática de apuração e planejamento tributário; estudos de casos; programas de refinanciamento fiscal e boas práticas; dívida ativa: estruturação, gestão e monitoramento; cobrança administrativa e judicial: protesto e boas práticas.
A formação será conduzida pelo procurador do Estado do Paraná Helton Kramer Lustoza; por Flávio Berti, procurador do Ministério Público de Contas (MPC-PR); e pelo auditor de controle externo Wilmar Martins da Costa Júnior, coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão do TCE-PR.