Em Londrina, UBS do Jardim Tókio é reformada e volta a atender população

WhatsApp
Facebook

Unidade foi totalmente revitalizada, com melhorias para acessibilidade, além de novos móveis e equipamentos

Dia de conquista para a comunidade do Jardim Tókio e demais bairros da região oeste. A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), entregou as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Augusto Mungo Genez, do Jardim Tókio. Agora, o local volta a atender a população que antes estava sendo assistida nas UBSs do Jardim Bandeirantes e Alvorada, em horário regular de segunda a sexta, das 7h às 19h.

A reforma iniciou em fevereiro, e a unidade foi totalmente revitalizada e equipada com novos móveis e equipamentos. A UBS foi construída em 1984 e sua área de abrangência compreende uma população de, pelo menos, 15 mil pessoas.

Leia também

Com uma área construída de 490,52 m², os serviços da reforma incluíram adequação de acessibilidade, pintura externa e interna, nova comunicação visual, melhorias das instalações elétricas e hidráulicas, manutenção do telhado, substituição de portas e mobiliário, entre outras correções. O investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 450 mil e a empresa responsável pelas obras foi a Tekenge Engenharia.

O prefeito Marcelo Belinati informou que esta é a 44ª unidade de saúde entregue reformada pela Prefeitura, além de 16 que estão em andamento. “São várias unidades que estão em estágios diferentes de projetos, acreditamos que neste segundo semestre do ano estaremos concluindo e dando início a outras reformas, para concluir toda a rede municipal de saúde revitalizada, com móveis e equipamentos de saúde novos, com mais profissionais. Tem muitas unidades de saúde que são muito antigas e o nosso objetivo é dar melhores condições de trabalho para nossa equipe de saúde, para bem atender a nossa população”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, contou que o planejamento da Prefeitura, desde 2017, prevê a reforma de todas as unidades de saúde do Município. “Gradativamente, temos concluído esse planejamento. Infelizmente, o advento da pandemia fez com que suspendêssemos um pouco o andamento destas obras, mas retomamos a todo vapor e até 2024 vamos concluir a reforma de todas as unidades de saúde, com novos móveis e equipamentos, além da construção de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS)”, contou.

De acordo com Machado, há mais de 10 anos a UBS do Jardim Tókio não passava por nenhum tipo de manutenção, possuía um problema crônico de infiltração e por isso chovia muito dentro dela. “Tudo isso foi sanado com essa ampla reforma. Também substituímos todos os móveis e equipamentos, demos condição adequada para nossa equipe atender as 15 mil pessoas da área de abrangência da UBS com qualidade. Por outro lado, a população que busca os atendimentos diariamente terá uma ambiência adequada de atendimento”, afirmou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, se disse muito feliz de participar da entrega das obras. “Acompanhei o trabalho desta equipe maravilhosa da Saúde durante a pandemia e no combate à dengue, e posso dizer que são servidores muito dedicados, que muitas vezes arriscam suas vidas em prol da população. Então, quando nós inauguramos uma obra na área da saúde, nossa alegria é muito grande. Esta é a obra de número 163 que o prefeito Marcelo Belinati entrega em sua gestão e tudo isso só acontece com muito trabalho e dedicação. Destaco e parabenizo o trabalho do secretário de Saúde, Felippe Machado, que atua com muito amor, determinação, coragem, responsabilidade e humanidade”, disse.

A coordenadora da UBS, Daiani Radigonda Scaliante, agradeceu à Prefeitura de Londrina pela reforma, à sua equipe por todo empenho no trabalho e às UBS do Jardim Bandeirantes e Alvorada pelo acolhimento à equipe do Tókio. “Nós, que diariamente nos dedicamos ao cuidado das pessoas, sabemos o quanto uma unidade de saúde estruturada, com ambiência e acessibilidade, é primordial para o desenvolvimento do nosso trabalho. Tenho certeza de que a comunidade terá muitos ganhos com esta nova unidade”, frisou.

Entre as autoridades presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Ailton Nantes, Professora Sônia Gimenez, Santão, e o líder do prefeito na Câmara de Londrina, Eduardo Tominaga; a professora Jandira Lopes Genez, esposa do patrono que dá nome à UBS; os servidores da UBS e a comunidade local.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *