O Marco das 3 Fronteiras, próximo à foz do rio Iguaçu com o rio Paraná, onde se encontram Brasil, Paraguai e Argentina, completa 120 anos de inauguração quinta-feira (20 de julho).
O atrativo, cada vez mais consagrado como o local mais charmoso de Foz do Iguaçu, ganhou um complexo turístico que inclui show de danças das culturas e da gastronomia dos três povos, mais a beleza indescritível do entardecer adornado pela ponte estaiada da Integração que é de tirar o fôlego dos visitantes.
Leia também
- Grande Queima de Inverno do Catuaí Palladium em Foz tem descontos de até 70%
- Acesso ao Marco das 3 Fronteiras muda de lugar para não atrapalhar obras da nova aduana
Além das clássicas encenações, como Lenda das Cataratas e danças de época, o show contém performances do tango argentino, parte de destaque e emoção para os visitantes, também como da polca paraguaia e do samba brasileiro.
Panorama
O obelisco verde e amarelo, monumento emblemático da fronteira, foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR) em 1914.
O marco brasileiro foi inaugurado pelo marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira. O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.
Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.
Os “Hitos de las Tres Fronteras”, como são chamados pelos paraguaios e argentinos, já receberam milhares de visitantes anônimos e ilustres, e contam ainda com importantes passagens na história política do Brasil, Paraguai e Argentina, bem como na do continente.
O Marco também é um local especial para os seus funcionários. Em 2022, o atrativo gerido pelo Grupo Cataratas, foi eleito “Great Place to Work”, ficando na 59ª colocação entre as 130 melhores empresas para trabalhar no país, na Categoria Pequenas Empresas. O reconhecimento veio por meio dos próprios embaixadores e da GPTW Brasil, especializada no assunto.
Essa não foi a primeira vez que o Marco recebeu o destaque. Em anos anteriores, o atrativo também foi reconhecido entre as melhores empresas para se trabalhar. Desde o ano de 2019, o local mais charmoso de Foz fica entre os mais bem colocados do GPTW. No Paraná já se posicionou em primeiro lugar na Categoria até 99 Colaboradores.
Funcionamento
No período de férias escolares, o atrativo abre todos os dias, inclusive às segundas-feiras, das 14h às 21h. Para realizar a visita, os interessados devem adquirir o ingresso com a escolha de dia e horário disponíveis. As vendas são preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br.
Créditos das Fotos: William H. Guimarães/Cabeza News