Executivos são de Petra, considerada maravilha do mundo, que deve virar cidade-irmã de Foz do Iguaçu
Uma delegação de executivos e parlamentares da cidade de Petra, na Jordânia, acompanhada pelo diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Jihad Ahmad Abu Ali, visitou nesta quinta-feira (20), a usina de Itaipu. O grupo foi recepcionado no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da usina pela técnica de Turismo da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Aline Teigão.
Pela manhã, a comitiva foi recebida pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. Foz do Iguaçu e Petra são cidades em processo de irmanação e reconhecidas como maravilhas naturais do mundo, e a aproximação entre as cidades representa uma grande oportunidade de negócios em diversas áreas. A visita ao Brasil foi para aprofundar a parceria estratégica entre os dois países, especialmente nas áreas de comércio, energia, defesa, saúde e produtos farmacêuticos, agricultura e turismo.
Leia também
- Caminhada neste sábado (22) em Foz marca o Dia de Combate ao Feminicídio
- Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, será celebrado com carreata e festa em Foz
Participaram da visita o presidente da Comissão de Amizade do Parlamento Brasil-Jordânia, André Morad, o presidente da Comissão de Energia da Jordânia, Feras J. A. Sawair e os parlamentares jordanianos Abdallah Ali Khaleel Awwad e Haitham Jeries Odeh Alziadin. A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Turismo de Foz, Andressa Szekut, também acompanhou o grupo.
Durante todo o percurso, a comitiva enalteceu a grandiosidade da obra construída pelo homem, assim como o cenário singular das Cataratas do Iguaçu. “Estamos impressionados com tanta beleza”, disse o parlamentar Abdallah Ali Khaleel. Já para o presidente da Comissão de Energia da Jordânia, Feras J. A. Sawair, “Itaipu é uma obra incrível. Estudei muito sobre a usina antes de fazer a visita. Ao vivo é realmente impressionante”, elogiou.
Segunda visita em menos de duas semanas
Essa é a segunda visita institucional internacional registrada na binacional em menos de duas semanas. No último dia 8 de julho, o presidente da República da Itália, Sergio Matarella, encerrou a sua agenda oficial na América do Sul no lado paraguaio da usina. Ele foi recepcionado pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, no Centro de Recepção de Visitantes na margem direita da usina.
A comitiva contou com a presença dos diretores-gerais da Itaipu, Manuel María Cáceres (Paraguai) e Enio Verri (Brasil), além das primeiras-damas do Paraguai, Silvana Abdo, e da Itália, Laura Mattarella, juntamente com outras autoridades do país anfitrião. Os diretores de Itaipu Renato Sacramento (técnico executivo) e Luis Gilberto Valdez Gonzalez (técnico) também participaram da recepção. Na ocasião, ele descreveu a usina de Itaipu como um “monumento da humanidade”.
Outras delegações internacionais
No mês passado, no dia 26 de junho, a Itaipu recebeu duas visitas de instituições internacionais. Representantes do Ministério de Energia, da Tanzânia, e da Duke University, dos Estados Unidos, estiveram na binacional para conhecer os atrativos turísticos e saber mais sobre as ações nas áreas socioambiental e de produção de energia.
No dia 21, também em junho, Itaipu recebeu embaixadores representantes da Índia e do Paraguai. O secretário para o Ocidente do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Shri Saurabh Kumar, esteve na Itaipu, acompanhado de uma comitiva da Embaixada da Índia no Brasil. Eles receberam as boas-vindas do diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari, no Centro de Recepção de Visitantes.
A visita ao Brasil foi para aprofundar a parceria estratégica entre os dois países, especialmente nas áreas de comércio, energia, defesa, saúde e produtos farmacêuticos e agricultura.
Mais cedo, o embaixador do Paraguai, José Antonio Marcondes, acompanhado do presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Antônio Carlos dos Santos, do diretor da Câmara, Júnio Dantas e do chefe do setor comercial da entidade, Pedro Mendonça, foi recebido no gabinete do diretor-geral brasileiro, Enio Verri. Foram discutidas tratativas para a ampliação das relações entre os dois países.
Visitas internacionais
Desde quando foi aberta para a visitação, em 1977, até 31 de dezembro de 2022, foram registradas mais de 25 milhões de visitas à Itaipu, procedentes de 211 países e territórios. Ao longo desses anos, várias visitas ilustres passaram pela usina e deixaram sua marca, com plantio de árvores no Bosque do Visitantes. Entre elas, a família real da Dinamarca, que por mais de uma vez esteve em Itaipu; o chanceler Helmut Kohl, considerado o “pai” da reunificação da Alemanha; e a ex-primeira-dama da França Danielle Miterrand, que veio como presidente da Fundação France Liberté.