Em Londrina, unidades escolares recebem manutenção e melhorias para volta às aulas

WhatsApp
Facebook
Escola Moacyr Camargo Martins. Foto: SME/Divulgação

Além dos serviços pontuais, o recesso escolar também permitiu o avançar de obras de ampliação, trocas de pisos e calçadas, entre outros

Desde o dia 10 de julho, as unidades escolares da rede municipal estão em recesso. Mas as atividades da Secretaria Municipal de Educação (SME) não param, nem nesse período sem aulas. Ao longo das duas últimas semanas, as 121 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão recebendo diversas melhorias e serviços de manutenção, para que os alunos já possam aproveitar no retorno das aulas, que será no dia 25 de julho.

Esses trabalhos incluem desde as ações corretivas pontuais, como substituição de lâmpadas, torneiras, pintura dos prédios, manutenção do pátio, conserto de telhados e infiltrações, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, troca de pisos, colocação de gradil, ampliação de muros, construção de calçadas, pintura para demarcação das quadras poliesportivas, instalação de corrimão, rampas, aberturas de saídas de emergência e outras mudanças para atender às determinações de segurança do Corpo de Bombeiros.

Leia também

Algumas unidades estão passando por ampliação, com construção de novas salas de aula. Trinta unidades escolares da rede municipal receberam serviços de dedetização, e várias tiveram poda de levante das árvores. “Muitos desses serviços incluem trabalhos que fazemos rotineiramente, e outros já haviam iniciado antes das férias. Mas sempre aproveitamos o período do recesso para acelerar as obras e melhorias, por não termos fluxo dos alunos facilita bastante”, contou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

E nas últimas duas semanas, os Centros de Educação Infantil (CEI) São José, Milton Gavetti, Pastora Samira Janene, e Jurema Neves Canziani, ganharam kits completos de brinquedos para as crianças atendidas em Educação Infantil. Os parques incluem escorregadores, balanço, jogo da velha e outros atrativos.

Os pisos utilizados nas novas unidades escolares, que já vêm com a granitina, também estão sendo instalados em outras escolas e CMEIs. As peças foram colocadas na Escola Municipal Arthur Thomas, e a substituição está em andamento nos CMEIs Yolanda Salgado Vieira Lima, Clemilde de Martini Lopes dos Santos, e nas escolas municipais Salim Aboriham e Moacyr Camargo Martins.

Desde 2022, a Secretaria Municipal de Educação está substituindo os alambrados e muros por gradis, que além de serem mais seguros e esteticamente agradáveis, têm maior durabilidade. A diretora de Planejamento da SME, Rosana Daliner Marchese, explicou que as unidades que estão com muros vulneráveis e deteriorados também estão recebendo o novo gradil. “Na Escola Municipal Salim Aboriham, que estava com um muro bem danificado, substituímos toda a estrutura pelo gradil”, contou.

Na Escola Municipal Professor Leônidas Sobrino Porto, que fica no Jardim Leonor, houve a substituição de toda calçada por novo passeio, contendo piso tátil para garantir acessibilidade. “Essa foi uma obra que iniciamos antes das férias, mas foi no período do recesso que adiantou bem”, disse Marchese. Outra unidade reformada nesse período foi a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, que recebeu pintura da quadra e novo pátio.

Ampliação – Por meio de caucionamentos firmados entre o Município e empresas, duas escolas e um CMEI estão em obras para ampliação. No CMEI Telma Cavalheiri da Motta Sanches, localizado no Jardim Maracanã, estão sendo construídas duas novas salas de aula, assim como na Escola Municipal Pedro Vergara Correia, no Misther Thomas.

E a Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Residencial Vista Bela, terá cinco novas salas de aula, além de dois banheiros, sendo um feminino e outro masculino. A fiscalização e acompanhamento dessas obras mediante caucionamento ficam sob responsabilidade da equipe técnica da SME.

Capacitação – Ainda nas férias escolares, as equipes de merenda escolar e limpeza participaram de cursos e oficinas para atualização. De acordo com a diretora Financeira da SME, Márcia Figueiredo Barioto, a formação atingiu todos os profissionais de limpeza, que abrange 498 postos de trabalho, e também as 334 merendeiras.

Para as equipes de limpeza, os cursos trouxeram orientação sobre o correto uso dos materiais e como fazer a limpeza das unidades. “Da limpeza tivemos uma formação geral, com orientações práticas para o dia de trabalho. E com as merendeiras, houve uma capacitação técnica de execução do cardápio mais três oficinas. Uma oficina abordou o servimento dos bebês, a consistência; outra sobre o porcionamento do prato, para que elas saibam como deve ser feito e montado o prato de merenda; e por fim uma oficina sobre a carne de porco, que foi a última a ser inserida no cardápio”, detalhou Barioto.

Nessa semana, teve início a entrega dos gêneros alimentícios e materiais utilizados nas unidades da rede municipal, para que todas estejam abastecidas antes do início do segundo semestre letivo. Também estão sendo preparados os kits com itens de higiene, que serão entregues para todas as escolas e CMEIs.

Prática Pedagógica – Nesta segunda-feira (24), os professores e demais profissionais que atuam na rede municipal de educação vão participar dos encontros para práticas pedagógicas.

Cada profissional deverá participar da prática pedagógica em seu horário de trabalho, na unidade onde atua. A diretora pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, explicou que a Secretaria passa todas as orientações sobre o que deve ser abordado nessas práticas. “Estamos encaminhando hoje o informativo da semana, com algumas indicações e esclarecimentos para as práticas pedagógicas. Antes do recesso, já fizemos reuniões com os coordenadores das unidades, para que eles se organizassem para essa prática de segunda (24)”, disse.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *