Visitar a charmosa El Soberbio na província de Misiones na fronteira da Argentina com Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Brasil) é uma experiência inesquecível para quem procuram hospitalidade, culinária internacional e atrativos de tirar o fôlego. O município que abriga entre outros os Saltos del Moconá, no rio Uruguai, é também sede de estabelecimentos de hospedagens modernos com conforto refinado, contato com a vida selvagem e muita acessibilidade para todos os públicos. O município é ainda a capital nacional das essências.
El Soberbio é talvez o único destino que conseguiu idealizar o caminho inverso do turismo durante a pandemia da covid-19, a partir de março de 2020. Enquanto os atrativos já consagrados permaneceram fechados por longos períodos, os Saltos del Moconá, maior cachoeira sequencial do mundial com quase dois quilômetros de extensão, permaneceram abertas para o turismo regional após a implantação de todos os protocolos de segurança sanitária, disse o diretor de Turismo, Victor Motta.
Leia também
- El Soberbio rumo à sustentabilidade turística com atividade na natureza
- El Soberbio agregou atrativos para impulsionar os Saltos del Moconá, fronteira de Argentina e Brasil
O município é sede e ponto de partida para desbravar La Selva Misionera que na região é formada por 285 mil hectares de mata preservada que formam a Reserva da Biosfera Yabortí e Parque Estadual Moconá, cortado pelo Uruguai e outros rios da região. El Soberbio tem prestadores de serviços como agências, guias de turismo, hotéis, restaurantes e bares.
Alto del Angel
A pousada é uma referência em acessibilidade para receber especialmente portadores de necessidades especiais, conta o proprietário Francisco Kucharki. O estabelecimento foi inaugurado em 2015, logo após a chegada dele ao município, após um período morando e trabalhando na área de segurança em Buenos Aires,
“Melhor atividade trabalhar com turismo”, destaca o empresário do setor de hospedagem. Na segurança, ele conta que era responsável pelo controle de mais de 3,8 mil funcionários. A Alto del Angel garante hospedagem para até 24 pessoas em quartos e chalés separados. Os cômodos garante total acessibilidade, incluindo uma rampa na piscina.
“Este conceito de acessibilidade é único com as especificações na província de Misiones”. Ressaltou a proprietária Maria Amélia Fernandez Soares. “Quando pensamos um hotel, não queríamos fazer um hotel como os outros só para adultos normais. Nossa preocupação era atender também crianças com down e outras características especiais”.
O estabelecimento possui um sistema de aproveitamento da água da chuva, além de dois poços artesianos, árvores de frutas variadas e uma horta com citronela, planta nativa da Ásia com propriedades medicinais que se adaptou bem a região de Misiones. “Nossa ideia é ir crescendo aos poucos”, completou Maria Soares.
Moconá Virgin Lodge
A exuberância da Selva Misioneira é, sem dúvida, um dos detalhes que não podem passar despercebido de quem deseja se aventura e conhecer este belíssimo cantinho da Argentina. As hospedagem da reserva de conservação colocam o visitante em contato direto com o meio ambiente e ainda oferecem oportunidade de esportes de aventura, como caiaque, trilhas, tirolesa, entre outros.
Dentro deste conceito está o Moconá Virgin Lodge dispõe de chalés acessível por trilhas suspensas de madeira, onde o visitante pode desfrutar de toda a tranquilidade da vida na selva, sem abrir mão do conforto do ar condicionado, camas macias e banheiros completos. No espaço, o hóspede é convidado para a tradicional “chipa cuerito” acompanhada de um “mate cocido” e muitas histórias sobre as lendas indígenas passadas de geração para geração.
La Mision Moconá Lodge
O estabelecimento oferece um conceito diferente de hospedagem, combinando conforto moderno de um ar condicionando com um Glamping de luxo e uma variedade de estruturas como o Yurts, tendas e Geepees. As habitações em formato de “iglus”, são domos geodésicos. Alguns estão posicionados estrategicamente com vista para o rio Uruguai, além de um decô ao ar livre.
O La Mision Lodge dispõem de seis unidades, sendo que três com vista para o rio, incluindo a margem brasileira do Uruguai, e três com vista para a selva. Ao todo, são 21 habitações disponíveis, incluindo os Yuerts e Geepees. O material utilizado nos glampings foi desenvolvido pela Nasa. No hotel, além de café da manhã, são fornecidas outras refeições.
“O que se usa muito é a cozinha caseira, pão caseiro, tortas. Todo o panificado é caseiro”, contou Carolina Schulz, responsável pela área gastronômica do Mision Lodge. “Os pratos também são caseiros, pastas, ensaladas, tudo caseiro. Mandioca, batatas, coisas simples, saborosas e caseiros e tudo o que é possível produzir aqui, nós produzimos”, completou.
Carolina Schulz, assim como a maioria dos moradores de El Soberbio, são descendentes ou migrantes de estados brasileiros, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A cozinha revelou que é de origem alemã, cujos bisavós migraram do Brasil.
El Soberbio Lodge
Próximo à região central do município, o hotel dispõe de apartamentos e chalés separados que garantem todo o conforto dos grandes centros turísticos internacionais. Junto a sede do estabelecimento, é possível vislumbrar uma paisagem incrível a partir da varanda de frente para as montanhas e o vale do rio Uruguai.
A noite o céu escuro possibilita uma visão encantadora das estrelas. No local, além do café da manhã, é possível ainda desfrutar de outras refeições como almoço e jantar. O recepcionista é Ramón de Lima, um especialista em solucionar problemas para agradar ao máximo os hóspedes.
Press trip
Em meados de abril deste ano, um grupo de comunicadores de Foz do Iguaçu e Curitiba visitou os Saltos del Moconá, hotéis e atrativos de El Soberbio (AQUI para relembrar). A Press trip incluiu visita a Reserva da Biosfera Yabotí e o Parque Provincial Moconá, incluindo atividade náutica no rio Uruguai, o Mocona Virgin Lodge, participaram de um safári fotográfico no La Mision Moconá.
Além disso, desfrutaram da hospedagem no El Soberbio Lodge e visitaram a Pousada Alto del Angel. Ao mesmo tempo, experimentaram a gastronomia dos restaurantes Don Enrique, Yabotí em Moconá e Espetinho de Patricio Dhamer, e as essenciais produzidas a partir da citronela.