Caso de polícia É o que está acontecendo com a eleição de composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Arapongas, na região de Londrina, realizada em dezembro do ano passado. A Folha de Londrina adianta que a chapa Livramento e Autonomia do Legislativo, encabeçada pela vereadora Angélica Ferreira (PSC), acusa o presidente da Casa, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), de não ter gerido o processo de forma idônea.
Polícia II O promotor Tiago Trevisoli Justo, da 1ª Promotoria da Comarca de Arapongas, manifestou a procedência do pedido de anulação da sessão, ao considerar Santos impedido de dirigi-la, por ser candidato a reeleição. O procurador jurídico da Câmara, Juliano André Domingos, discordou.
Esperando A vereadora Angélica Ferreira afirmou que aguarda a decisão do juiz – o processo corre na Vara de Fazenda Pública da cidade.
Mostra aí A 2ª Promotoria de Justiça de Matinhos, órgão do Ministério Público do Paraná, expediu recomendação administrativa ao prefeito Ruy Hauer (PR), solicitando a revogação de um decreto municipal.
Mostra II O MPPR sustenta que o expediente – que impõe “sigilo” a servidores a respeito de atos da administração pública – contraria diversos princípios da Constituição Federal e a Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
Tudo … O Blog do Tupan destacou ontem (8) uma informação que já ganhou espaço na coluna. O terceiro suplente de vereador pelo PDT de Curitiba, Dalton Borba, deve assumir na próxima semana a vaga deixada pelo agora deputado estadual Goura.
… pronto Assim que a Câmar for comunicada pelo TRE-PR, o presidente Sabino Picolo (DEM) comunica a vacância e convoca Borba para assumir. O atual ocupante, Professor Matsuda, perdeu a vaga por ter trocado o PDT pelo PPL para disputar as eleições proporcionais do ano passado.
De volta Em ato na sala da Presidência, Beni Rodrigues reconduziu, por decisão judicial, os vereadores Darci DRM e Edílio Dall’Agnol, as suas funções no legislativos de Foz do Iguaçu, de onde estavam afastados desde julho de 2017.
Volta II A volta só foi possível por que o Tribunal de Justiça anulou a sessão que havia cassado seus mandatos. Assim, saem da função Anderson Andrade e Adnildo Kako. Na última semana quem retornou a Casa foi a vereadora Anice Gazzaoui, no lugar de Marcelinho Moura.
Ronildo Pimentel
Editor