Obras do Viaduto Lyrio Bertoli em Foz do Iguaçu estão em fase adiantada

WhatsApp
Facebook
(Foto: Roger Meireles)

As obras do Viaduto Lyrio Bertoli, no acesso principal a Foz do Iguaçu, estão em fase adiantada e deverão ser concluídas até o final deste ano. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

A estrutura, um pleito de mais de 20 anos da população local e regional, foi projetada para agilizar o fluxo de veículos de passeio e caminhões de carga que chegam ou saem da cidade, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O novo viaduto de Foz do Iguaçu, projetado para desafogar o trânsito da BR-277, no entroncamento com a Avenida Costa e Silva, está recebendo um investimento aproximado de R$ 15,8 milhões, em recursos do tesouro do Governo do Estado. Prevista para ser concluída em 18 meses, a obra deverá ser entregue antes do prazo final, segundo projetos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).

Na fase atual, as duas trincheiras já estão prontas para receber a camada asfáltica. As obras também contemplam serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, contenção, paisagismo, relocação de rede de energia elétrica e iluminação, sinalização, ligantes betuminosos e melhoria ambiental.

O objetivo é melhorar o trânsito na região, principalmente em horários de pico — início da manhã, no meio do dia e no final da tarde.

Cartão-postal
De acordo com o secretário Sandro Alex, a construção da estrutura vai facilitar a vida de quem segue para o centro ou para os bairros da região leste de Foz do Iguaçu. A região também é rota para quem vai ao Paraguai ou bairros próximos à Ponte da Amizade e no acesso à Itaipu Binacional.

“O viaduto e os acessos foram planejados para atender tanto a população local quanto os caminhões de carga que cruzam a BR-277, seguindo para ambos os sentidos”, ressaltou Sandro Alex, em entrevista à Agência Estadual de Notícias. De acordo com o secretário, será um cartão de visita para os “quase dois milhões de turistas que a cidade recebe todo ano”.

Contexto
As obras do novo viaduto de Foz do Iguaçu estão sendo executadas pela Engenharia e Construções CSO Ltda. A empresa venceu a licitação com a menor oferta (a previsão inicial de investimento era R$ 20 milhões), em procedimento conduzido por uma comissão do DER-PR.

O elevado da BR-277, no início da Avenida Costa e Silva, é uma obra esperada há mais de 20 anos. A estrutura foi projetada para eliminar um gargalo no trânsito de veículos na entrada de Foz do Iguaçu.

De acordo com o projeto, as pistas da BR-277 estão sendo elevadas sobre a antiga rotatória. A alteração vai permitir a separação entre o tráfego local e o da rodovia, eliminando filas e diminuindo os riscos de acidentes na conversão.

Além da estrutura, estão previstos no edital a pavimentação, paisagismo e sinalização numa extensão de um quilômetro do local. O projeto foi doado pelo Fundo Iguaçu e ajustado por técnicos do DER. A estrutura será batizada de Lyrio Bertoli em homenagem ao ex-deputado e um dos pioneiros do Oeste do Paraná.

Mais notícias

.
  • Esta obra vai reduzir o problema, mas não vai solucionar totalmente, pois o tráfego Cascavel/Foz x Foz/C.D.E. vai continuar se cruzando. Com um pouco mais de investimento, poderíamos solucionar 100% do problemas, isto hoje, imaginem daqui a alguns anos com aumento natural de veículos no transito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *