Carta de intenções foi assinada nesta quinta-feira (03) pelos prefeitos das duas cidades durante conferência on-line
Foz do Iguaçu, no Paraná e Wenling, na China, estabeleceram uma relação de amizade para acordos de cooperação e intercâmbio. A carta de intenções foi assinada nesta quinta-feira (03) pelos prefeitos das duas cidades, Chico Brasileiro e o Sr. Ma Licai, durante uma conferência on-line, que reuniu também a vereadora Anice Gazzaouiu, proponente da ação, e o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, além de representantes da pasta e membros da comunidade chinesa do município.
O objetivo da ação é reforçar a compreensão e a amizade entre as duas cidades e de promover o desenvolvimento comum das duas partes, visando o intercâmbio e a cooperação nas áreas de economia, comércio, cultura, educação e turismo.
Leia também
- Operação Paraná III vai mobilizar dois mil militares de 16 países na região de Foz do Iguaçu
- Comissões reunidas de Foz, emitem parecer sobre abertura de crédito para o transporte
Durante o encontro, na manhã desta quinta-feira (03), as autoridades apresentaram vídeos institucionais sobre as cidades e falaram sobre a importância de estreitar as relações. “Aqueles que compartilham das mesmas visões, mesmo separadas por um oceano, têm oportunidades de estabelecer um intercâmbio amigável. Nossas cidades têm conceitos ecológicos semelhantes e queremos aprender mais sobre as questões culturais do Brasil. Nossa relação de amizade é a promessa de esperança para o futuro. É um momento histórico a ser lembrado”, disse o prefeito de Wenling, Ma Licai.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, falou sobre as belezas naturais da cidade, o diferencial da região por ser uma tríplice fronteira e da relação com a comunidade chinesa, tanto do Brasil quanto no Paraguai. “Foz do Iguaçu tem uma forte presença da comunidade chinesa e isso nos engrandece muito. Queremos cada vez mais atuar de forma conjunta no turismo, na tecnologia e em projetos de desenvolvimento humano”, disse.
A cooperação comercial entre Brasil e China por parte do Governo Federal também foi citada por Chico Brasileiro. “A China é uma grande parceira comercial do Brasil e queremos trabalhar no mesmo nível. Embora distantes, em harmonia e com objetivos em comum, teremos uma boa relação de intercâmbio e cooperação”, frisou.
A vereadora Anice, que fez a indicação e a intermediação para a assinatura do acordo, explica que além da aproximação diplomática entre as duas cidades, o principal objetivo é a troca de experiências em diversas áreas. “Nós pretendemos com isso, não só uma aproximação diplomática, mas reforçar a cooperação nas áreas de educação, esporte, investimento e principalmente o turismo, considerando que Wenling também é uma cidade turística”.
Conforme prevê o acordo assinado, os governos de ambas as partes manterão contatos regulares a fim de se consultarem sobre questões de intercâmbio e de cooperação. Após um certo grau de trocas amigáveis entre as duas partes, quando as condições estiverem maduras, as duas cidades podem concluir formalmente uma relação de cidade amiga e assinar uma carta de acordo.
Cidade chinesa
Wenling é uma cidade costeira em nível de condado na região de Taizhou, no sudeste da China. Em 2021, a população era de 1,2 milhões de habitantes. Os migrantes representam 29,6% do total da população residente. A cidade possui grandes indústrias com foco em tecnologia e vários centros de reciclagem de lixo eletrônico. Outros setores industriais notáveis incluem fabricação de calçados, fabricação de rolamentos, engrenagens, eixos e componentes de transmissão, fabricação de peças e acessórios automotivos.