Chikungunya é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que não desapareceu completamente e o relatório do Serviço Nacional de Malária (SENEPA) indica que nos bairros de Ciudad del Este e Presidente Franco, os índices de infestação larval são muito altos, por isso , a população em geral insiste em eliminar os criadouros para evitar casos que tenham sequelas muito fortes nas pessoas que a padeceram.
Os bairros que estão na zona vermelha devido à infestação de larvas são: San Isidro 14,29%, Carolina e San Juan 12,5%, Pablo Rojas, La Blanca e km 9 Acaray 10,90%, Las Marías e Floresta com 9% e km 10 a 13 , Monday e Acaray registram potenciais para Ciudad del Este.
Leia também
- Manutenção em adutora de água pode afetar abastecimento em bairros de Foz
- Posto de Identificação da Polícia Civil no Catuaí Palladium em Foz tem atendimento especial neste sábado
Em Franco Conavi, Tres Fronteras, Monday Urbano, Fraccion Noelia e km 5 a 7, eles superam 13% e com essas taxas e a próxima mudança de temperatura, anuncia uma epidemia de chikungunya.
O diretor de Vigilância Sanitária, Dr. Guillermo Sequera, afirmou que existe a probabilidade de uma epidemia de Chikungunya ser antecipada para setembro, devido à ausência de um clima de inverno sustentado que poderia ter ajudado a interromper a circulação viral. Ele explicou que os casos de dengue e chikungunya estão presentes em quase todos os departamentos do país.
Continue lendo no La Clave