Fundada no ano de 1919 a Ordem DeMolay se instalou como organização internacional, destinada a formação de líderes reunindo jovens rapazes entre 12 e 21 anos
A Câmara Municipal entregou nesta terça-feira, 15 de agosto, a Moção de Aplauso nº 10/2023, em homenagem aos 30 anos do Capítulo 187 da Ordem DeMolay de Foz do Iguaçu. A homenagem, proposta pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD) é um reconhecimento pela dedicação e esforços empregados no excelente desempenho de ações sociais filantrópicas para a comunidade iguaçuense. Fundada no ano de 1919 a Ordem DeMolay se instalou como organização internacional, destinada a jovens rapazes, entre 12 e 21 anos de idade.
O proponente da homenagem vereador Kalito fez agradecimentos aos adultos que estão por trás da Ordem DeMolay, citando “o trabalho das tias que dão todo o suporte e aos tios que também dispõem do seu tempo para cuidar dessas crianças e jovens. Quero ressaltar o serviço dessa gurizada, a gente vê inclusive um crescimento quando esses jovens entrando com 12, 13 anos e sendo entregue a sociedade com 20, 21 anos. Você vê a conduta desses meninos na sociedade”.
Leia também
- RF divulga classificação de propostas da construção do novo porto seco de Foz do Iguaçu
- Nova data: aula magna do diretor financeiro executivo da Itaipu na Unioeste em Foz será no dia (28)
Ao receber a placa, o Presidente do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay, Advalter Rodrigues do Nascimento, externou agradecimentos à Casa de Leis: “A gente recebe esse reconhecimento de um irmão, pelos nossos serviços prestados a comunidade. A nossa instituição tem por objetivo a lapidação de líderes, a manutenção dessa instituição é pela maçonaria que não mede esforços para que os jovens sejam bem formados e jogados na comunidade”.
João Pedro Silva Nedel, Mestre Conselheiro do Capítulo 187, também se pronunciou: “Agradecemos e reverenciamos a essa Casa de Leis e ao nosso querido irmão Kalito que 15 de dezembro de 2014 aprovou a lei ordinária Nº 4.303 que institui o dia 4 de maio como Dia Municipal do DeMolay. Durante esses 30 anos de existência do nosso capítulo buscamos trabalhar as sete virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Com isso, lapidando líderes e realizando campanhas assistenciais e participando de campanhas em escolas públicas”.
Prestigiaram a homenagem as autoridades: Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo nº 187 da Ordem DeMolay, Advalter Rodrigues do Nascimento; Secretário Municipal de Segurança Pública, Tenente Coronel Marcos Antônio Jahnke; Mestre Conselheiro Capítulo 187, João Pedro Silva Nedel; Secretária Municipal da Educação, Maria Justina; Representante da Loja Maçônica União das 3 Fronteiras, Pedro Geraldo Queiroz;
Vice-presidente da Associação DeMolay do Estado do Paraná, Bernardo Santos Eiot; Grande Oriente do Brasil – PR, Valdir Antonio Ferreira; Presidente do Clube de Mães DeMolay, Débora Jahnke; Ouvidor da AOB Foz do Iguaçu, Joel de Lima; Diretora do Procon, Claudineia Pliacekos e os vereadores Ney Patrício (PSD); Rogério Quadros (PDT); Kalito Stoeck (PSD), Anice Gazzaoui (PP), Protetoras Carol (PP), Marcio Rosa (PSD), Edivaldo Alcantara (PTB), Adnan El Sayed (PSD), Dr.Freitas (PSD) e Cabo Cassol (Podemos).
Reconhecimentos
O Secretário de Segurança Pública, Tenente Coronel Marcos Antônio Jahnke, disse que em reconhecimento aos valorosos meninos, veio “transmitir o abraço fraterno do prefeito a todos e em especial à Ordem DeMolay há 30 anos vem formando líderes. Parabéns a Câmara de Vereadores em aprovar essa Moção de Aplauso porque vocês como vereadores estão valorizando e fazendo com que esses meninos se sintam motivados a continuar essa bela história dos 30 anos passados”.
Finalizando a homenagem, o vereador Rogério Quadros (PDT), que presidiu a sessão, ressaltou que a Casa de Leis parabeniza o Capítulo 187 da Ordem DeMolay pelos 30 anos valorizando a boa conduta no cotidiano e a busca por responsabilidades em prol do crescimento pessoal. “Vocês são um exemplo ao praticar a caridade e participar ativamente de campanhas sociais, deixando um impacto significativo na comunidade iguaçuense. Parabéns por três décadas dedicadas ao bem”, destacou Rogério.