Iniciativa organizada pelo Centro da Juventude Jardim Naipi (CEJU) teve início na sexta-feira (11) e encerra no dia 31 de agosto, com apresentações artísticas, exposições e debates
Em celebração ao Dia Nacional da Juventude, a Prefeitura de Foz do Iguaçu está promovendo uma programação especial de atividades, com o tema “Agosto: Mês das Juventudes – Por Direitos e Políticas Públicas”.
O início foi na última sexta-feira (11), com a apresentação da peça de teatro “Deu a louca em Romeu e Julieta”, no Teatro Barracão. A programação segue até o dia 31 de agosto com exposições de desenho, estamparia e fotografia, mostra de filmes, Gincana da Juventude e encerra com um bate-papo sobre políticas públicas para juventude com o deputado estadual Roberto Freitas.
A organização é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Juventude Jardim Naipi, em parceria com a Fundação Cultural e o projeto Foz Fazendo Arte. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude, do Projeto Juventude e Direitos da Unila (Universidade Federal de Integração Latino-Americana), Mostra Arder e Shopping Catuaí Palladium.
Nesta quarta-feira (16), o grupo de teatro do CEJU volta a se apresentar com a peça “Deu a louco em Romeu e Julieta”, às 15h, no Teatro Barracão. Na sequência, na quinta e sexta-feira (17 e 18) de agosto, das 14h às 17h, é a vez da esperada Gincana da Juventude. A atividade acontecerá no Teatro Barracão e contará com dinâmicas e jogos desportivos e culturais com a temática do Estatuto da Juventude.
Na próxima semana, no dia 23, a partir das 14h, serão lançadas as exposições “Gênero”, “Todas as Mulheres” e “Samakaka”, no Shopping Catuaí Palladium. As mostras são resultados das oficinas de estamparia, desenho e fotografia do CEJU. E nos dias 24 e 25/08, das 14h às 17h, o Teatro Barracão recebe a Mostra do Festival Arder – Juventude LGBTQIA+. A exibição dos filmes será seguida por debates acerca da temática.
No dia 30/08 (quarta-feira), acontece um bate-papo sobre políticas públicas para juventude e negritude com o deputado estadual, Renato Freitas, jovem liderança do movimento negro no país. Em seguida, será feito o lançamento do mixtape “Viva a Visão Jovem” com os MC’s do grupo de Hip Hop do CEJU, contando com apresentações de dança de rua, também do grupo de dança do CEJU.
O encerramento das atividades acontece no dia 31 de agost, às 19h, na Fundação Cultural, com mais uma apresentação do grupo de teatro do CEJU “Deu a louca em Romeu e Julieta”.
Destaque
A programação desta edição tem como principal destaque o protagonismo jovem, com a exibição dos resultados das políticas públicas municipais ofertadas a essa parcela que representa mais de 40% da população local.
“Neste ano temos apresentações de teatro e hip-hop, exposição das oficinas de desenho, estamparia e fotografia, mostras de filmes sobre juventude LGBTQIA; todas desenvolvidas pelos jovens que participam das oficinas ofertadas pelo CEJU, através da Secretaria Municipal de Assistência Social”, comentou a coordenadora do CEJU, Rosangela Souza da Rocha.
Atualmente, mais de 200 jovens entre 12 e 29 anos participam de várias oficinas ofertadas na CEJU, entre elas, desenho e estamparia, teatro, violão, bateria, teclado, dança, MC, fotografia, artesanato, cultura popular e cinema. Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem provisoriamente no Centro de Convivência do Idoso até a conclusão da reforma na sede do CEJU, no Jardim Naipi.
Os interessados podem se inscrever no Centro de Convivência do Idoso, das 12h às 18h.