Damares Alves é Cidadã Benemérita do Paraná. Eleição Argentina provoca tsunami. Veja na CabezaNEWS

WhatsApp
Facebook

Cidadã … A Assembleia Legislativa entregou ontem (12), o título de Cidadã Benemérita do Paraná à ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves (foto de Eduardo Matysiak). A sessão foi marcada por dois momentos antagônicos. No primeiro, o deputado Tadeu Veneri (PT) fez um discurso duro para anunciar a retirada do plenário. No segundo, o Missionário Ricardo Arruda pediu desculpas a ministra, que ficou conhecida por afirmar ter falado, quando jovem, com Jesus no alto de um pé de goiabeira.

… Benemérita A homenagem foi proposta pelo deputado Delegado Francischini. Damares (na foto acima, com o presidente Ademar Traiano e Francischini) é natural de Paranaguá, no litoral do Paraná.

Terremoto … A vitória da oposição na Argentina, capitaneada por Alberto Fernández e Cristina Kichner, sobre o presidente Maurício Macri, provocou um tsunami na economia do país. Apesar da votação, nada muda no país, uma vez que o primeiro e o segundo turno só irão ocorrer em outubro e novembro.

… eleitoral Com o resultado das urnas, a cotação do dólar disparou. A alta chegou a quase 30% e a bolsa de valores despencou. Fernández obteve 37,6% dos votos e Macri 32%. O presidente que busca a reeleição venceu em apenas duas províncias argentinas.

Paciência O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu ontem políticas de liberalização econômica e pediu paciência para que as reformas comecem a mostrar resultado na recuperação do país. “Dê um ano ou dois, dê um governo, dê uma chance de um governo de quatro anos para a liberal-democracia”, disse.

Última … A Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu parte do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em junho que exonerou 11 integrantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e mandou reintegrar os funcionários exonerados.

… forma O mecanismo é responsável por vistoriar as condições de tratamento concedidas em presídios e outros tipos de unidade de internação mantidas pelo Estado. A decisão foi dada em caráter liminar (provisória). O governo ainda pode recorrer.

Segue aí O governo do Estado fechou acordo com a APP-Sindicato, que representa professores e funcionários de escolas públicas, e decidiu manter as regras atuais para a contratação de professores temporários para 2020. Pelo acordo, a Secretaria de Estado da Educação deve prorrogar os atuais contratos de professores para o próximo período letivo.

Segue aí II Com isto, não haverá aplicação de prova e banca de avaliação. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), disse que eventuais mudanças na contratação via Processo Seletivo Simplificado (PSS) só serão implementadas a partir de 2020.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *