André Pepitone falou na abertura do mestrado profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
André Pepitone da Nóbrega, diretor financeiro executivo da Itaipu, esteve no campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, na noite de segunda-feira (28), para falar sobre o setor elétrico brasileiro na aula magna do mestrado profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da instituição.
Pepitone abordou temas como energias renováveis, o avanço das interligações no país – com o consequente fortalecimento da segurança energética, e os desafios enfrentados nos últimos anos, com apagões, pandemia e crise hídrica.
Leia também
- “Vou sair daqui sendo médica”, conta haitiana aprovada na Unila em Foz
- Itaipu arrecada 18,9 milhões com leilão de imóveis e prepara investimento em casas populares
“É uma honra compartilhar com alunos e profissionais da Unioeste um pouco dos conhecimentos que acumulei sobre o setor elétrico nacional”, disse Pepitone, que também ocupou a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Reafirmo aqui o desejo da Itaipu Binacional de fortalecer cada vez mais a parceria com todas as entidades universitárias da região”, disse.
O professor Geisley Bertolini, representando o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, agradeceu o apoio permanente da Itaipu: “O suporte proveniente desta parceria garante a evolução do campus de Foz do Iguaçu e de toda a universidade. E, como retorno, nossos projetos e pesquisas colaboram muito com o Parque Tecnológico Itaipu, e, consequentemente, com a Itaipu e com a região”.
Esta é a terceira turma do mestrado, inaugurado em 2016, e que desde sua implantação conta com a parceria da Itaipu Binacional e suas fundações, especialmente a Fundação PTI. O curso desenvolve duas linhas de pesquisa: tecnologias e sustentabilidade; e gestão e desenvolvimento regional sustentável.
Também estiveram presentes na aula magna o professor Fernando José Martins, diretor geral da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu; o professor Eduardo Dechechi, coordenador do mestrado; e Romeu Reginato, diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas.