O número de turistas estrangeiros no Parque Nacional do Iguaçu vem se recuperando gradativamente após a pandemia e já responde por aproximadamente 43% do total de ingressos nos primeiros oito meses de 2023. O principal atrativo de Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, registrou em agosto mais de 129,7 mil ingressos, se aproximando de 1,2 milhão no ano. O Circuito Turístico da Itaipu e o complexo do Marco das 3 Fronteiras registraram aumento nas visitações no último mês.
Informa o GDia que em números, o parque recebeu 510.538 pessoas de 143 nacionalidades entre janeiro e agosto de 2023, contra 634.785 no mesmo período de 2019. A recuperação da visitação internacional está em 80%, no comparativo do ano anterior a pandemia. Depois do Brasil, lideram a lista de países: Argentina, Paraguai, Estados Unidos, França, Espanha, Chile, Alemanha, Uruguai, Peru, Inglaterra, Colômbia, Itália, Israel, México, Bolívia, Canadá e Coréia do Sul.
Leia também
- Marco das Três Fronteiras recebeu mais de mais de 32 mil visitantes em agosto
- Foz do Iguaçu recebe hoje um avião de expedição que custa quase R$500 mil por pessoa
No mês de agosto, a unidade de conservação registrou 129.763 visitantes, somando 1.192.304 mil no acumulado do ano, de janeiro a agosto. A visitação do período representa uma recuperação de 88%, com relação a agosto de 2019, período anterior à pandemia e com a melhor visitação até então, com 146.133 pessoas em agosto e 1.279.818 no acumulado daquele ano.
A presença de brasileiros superou os números de 2019, com 71.058 pessoas em agosto, representando um crescimento de 6%. No ranking dos estados, lideram, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Itaipu e Marco
O Complexo Turístico da Itaipu Binacional recebeu 34.624 mil visitantes no mês de agosto, um aumento superior a 22% ante os 28.456 ingressos registrados no período anterior. A Itaipu Panorâmica liderou a estatística da visitação com mais de 23,6 mil turistas no último mês. Os números também indicam bom desempenho dos passeios Itaipu Especial, Itaipu Refúgio Biológico e Itaipu Iluminada.
O local mais charmoso de Foz do Iguaçu, o Marco das 3 Fronteiras registrou 32.717 visitantes em agosto. O número representa um aumento de 9% se comparado ao mesmo mês do ano passado – 30.009 ingressos. Os brasileiros respondem pela maioria dos visitantes com 90% do total. Entre os estados que mais visitaram estão: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O atrativo recebeu representantes de 67 diferentes países no período.
Emoção
Os turistas registraram experiências únicas nos atrativos de Foz do Iguaçu. Pâmella Aurilio, do Rio de Janeiro, conseguiu conciliar a folga em família para revisitar as Cataratas, Maravilha Mundial da Natureza. “Fiquei muito admirada com toda a beleza que tive que retornar com a família. Nós ficamos encantados mais uma vez com tanta perfeição divina.”
A Erijessica Pereira visitou pela primeira vez neste ano com o marido. Eles viajaram do Rio Grande do Norte até o Paraná. “É realmente uma das maravilhas do mundo sentir uma energia tão grande por aqui. Não sei como descrever, é inexplicável. Gratidão por vivenciar isso. Iremos retornar com certeza.”
Quem veio ainda de mais longe foi a Vanessa Broderick, que viajou com os filhos dos Estados Unidos especialmente para contemplar o maior conjunto de quedas-d’água do mundo. “Adoro esse lugar, é mágico demais, é muito inacreditável estar aqui e admirar com os olhos. As fotos nem parecem reais.”