Prédio dos bombeiros no centro de Foz será ocupado pela Polícia Militar

WhatsApp
Facebook

O prédio histórico usado por anos como sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros, na área central de Foz do Iguaçu, será ocupado em breve pelo 14° Batalhão de Polícia Militar. O imóvel, localizado na esquina da Rua Quitino Bocaiúva com a Avenida JK, está passando por alguns reparos e adaptações para a transferência, que deve ocorrer nos próximos 15 dias.

O local abrigará agora os serviços da Polícia Turística, que hoje atende junto à Secretaria de Turismo, na Rodovia das Cataratas; e as equipes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), que são responsáveis por boa parte dos patrulhamentos em locais com grande incidência de crimes na cidade.

Leia também

De acordo com o comandante da PM, coronel Marcos Aparecido de Souza, o prédio está situado em um local estratégico, de rápido acesso, que facilitará o atendimento dos turistas que necessitarem de orientações, concentrando o repasse de informações gerais e o registro de ocorrências.

A mudança também agilizará o atendimento à população local, com mais rapidez no deslocamento dos agentes da Rocam, já que grande parte das ações de furto, roubo e tráfico acontecem na área central, que concentra diversas comunidades. “A presença mais frequente na área do Monsenhor Guilherme, pretende coibir tudo isso com o policiamento preventivo”, destacou o comandante.

A edificação central pertence ao Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública. O local já foi sede do Instituto Brasileiro do Café (Ibc) e abrigou os serviços administrativos e operacionais do 9° GB por 30 anos. Agora estas atividades ficarão totalmente concentradas no novo quartel, na Avenida Paraná, inaugurado na última sexta-feira (1°).

Atuação do 14° BPM

Criado há 38 anos, por meio do decreto governamental nº 5404, o 14° Batalhão de Polícia Militar atende atualmente sete municípios: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Serrenópolis do Iguaçu, com uma população de aproximadamente 366 mil pessoas.

O batalhão desenvolve operações e outras ações ostensivas para a segurança da população, mas também promove atividades sociais como a Horta Solidária, resultado de uma parceria entre a Justiça Federal, a 4ª Vara Federal e o 14º Batalhão, em que condenados pela Justiça podem cumprir a prestação de serviços comunitários atuando na produção de hortifrúti que beneficia creches e outras entidades para o preparo de refeições.

Há ainda campanhas educacionais como o Maio Amarelo, em que os policiais militares fazem abordagens e levam a conscientização sobre os perigos do trânsito, e Outubro Rosa, na proteção da saúde das mulheres.

Modernização dos bombeiros

O novo prédio dos bombeiros, instalado na Avenida Paraná, em frente à catedral diocesana, comporta agora todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, como a confecção de boletins de atendimentos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) dos bombeiros e demais ocorrências, além dos setores de vistorias e análises de projetos de edificações e eventos.

A sede conta ainda com central de gerenciamentos das chamadas de emergência, salas de aperfeiçoamento técnico e de videoconferência, área de fisioterapia, auditório, refeitórios, coordenação e almoxarifados de equipamentos, lavanderias, alojamentos e vestiários para prontidão 24 horas, estacionamentos, serviços operacionais e manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias.

Apesar de o novo quartel ter capacidade para abrigar todo o efetivo da corporação, as unidades do Maracanã e Morumbi continuarão em funcionamento para agilizar o tempo de resposta nas ocorrências, dispondo de caminhão Abtr (autobomba tanque e resgate) e ambulância do SIATE.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *