Objetivo é apresentar aos alunos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Divisão de Educação Ambiental e Desenvolvimento Cultural do território da Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do Convênio Linha Ecológica, lançam a “Campanha Educativa Integrada – Dia da Árvore – ODS 15 – Proteger os ecossistemas terrestres e a biodiversidade” em alusão do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
A finalidade da campanha é apresentar aos alunos das escolas municipais os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de ações educativas para difusão de conceitos e práticas da Educação Ambiental e da Cultura, visando a segurança hídrica e o desenvolvimento territorial sustentável.
Leia também
- LIVE! Inaugura loja exclusiva em Foz no Shopping Catuaí Palladium
- Foz começa semana com 220 vagas de trabalho em aberto. Veja!
As escolas municipais receberam no dia 12 de setembro jogos da memória: “Para Ficar na Memória”, produzidos pelo Convênio Linha Ecológica de Itaipu.
Esses jogos trabalham os 17 ODS de forma lúdica, estimulando a curiosidade e a autoconfiança, e proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. O objetivo é envolver todas as turmas de 1º ao 5º ano e que os professores incluam a prática em suas disciplinas de maneira transversal, uma vez que a sustentabilidade não deve ser restrita a uma área do conhecimento.
Além dos jogos, foram disponibilizados materiais para auxiliar os docentes em suas práticas. A exemplo de Foz do Iguaçu, as todas as escolas municipais dos 58 municípios atendidos pelo Convênio Linha Ecológica receberam os jogos de memória.
Em nível municipal, a campanha se estenderá a todos os órgãos públicos municipais, visando socializar e internalizar as ações municipais que têm interface com os objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Sobre os ODS
Criados em 2015, os ODS são ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a desigualdade social, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade.
De maneira geral, a ideia é enfrentar os maiores desafios mundiais até 2030. Foz do Iguaçu é cidade signatária do Programa Cidade Sustentável desde o ano de 2017 e tem promovido ações relacionadas para atingir as metas propostas pelos ODS.