Reconhecimento foi feito durante evento de capacitação do Programa “Esporte Que Queremos”, do Governo do Estado, nesta quinta-feira (22), no auditório da Uniamérica
“Quero deixar os agradecimentos à gestão do município por essa parceria estabelecida e nosso secretário de Esporte, Helio Wirbiski, sempre faz questão de frisar esse reconhecimento à cidade, que tem uma política de excelência”, afirmou a coordenadora dos escritórios regionais de esporte, Rosimeire aparecida de Caires, durante o evento de capacitação do programa “Esporte Que Queremos”, nesta quinta-feira (22), no auditório da Uniamérica.
Além de sediar o encontro, o município aderiu ao programa de formação da Macrorregional 4, direcionado a gestores das regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco.
Leia também
- Foz do Iguaçu prepara novo mutirão de cirurgias eletivas
- Shopping Catuaí Palladium em Foz tem aventura intergalática para as crianças
A estratégia visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos Municípios, tendo como premissa a lei geral do esporte, a lei do sistema esportivo estadual e a consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual. A ação também conta com a parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná.
O programa foi implantado em 2021 e visa contribuir ao desenvolvimento esportivo no Paraná de forma consistente e integrada, auxiliando os municípios a melhorar os processos de gestão delimitados por dados concretos e a sua utilização, e um plano de capacitação fortalecido por processos contínuos de consultoria técnica.
“Iniciamos o trabalho em 2021, com a estruturação dos trabalhos realizados, através de um diagnóstico sistematizado em uma plataforma desenvolvida para essa finalidade. Sentíamos falta de ter essa unificação para termos clareza das potencialidades das políticas públicas de esporte e esse trabalho é fundamental para os municípios poderem ampliar parcerias e financiamentos”, explicou Rosimeire.
A adesão ao programa O Esporte Que Queremos é voluntária e elevou a classificação da cidade nas certificações do estado, que se distinguem entre os selos bronze, prata, ouro e plus. As certificações são fornecidas conforme cumprimento de diversos critérios de avaliação.
“Nós temos a certificação de selo prata, por termos uma proposta quanto à política municipal de esporte, e por contarmos com o Conselho e o Fundo Municipal de Esporte estruturados, mas vamos continuar avançando nas políticas de forma contínua”, explicou o diretor técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Roberto José Borges.