O Governo do Paraná promove entre os dias 16 e 18 de outubro o Ideathon Paraná 2023, a maior maratona de inovação do Estado, voltada para estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. As inscrições estão abertas.
Coordenado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), o evento tem a parceria com a Fundação Araucária, Sebrae, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.
Leia também
- Hospital Municipal de Foz é selecionado para projeto Telescope Trial do Albert Einstein
- Itaipu é estratégica ao desenvolvimento do Paraná e do Brasil, diz Zeca Dirceu
A edição deste ano tem como tema Cidades Inteligentes, que visa desenvolver soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis. A maratona acontece de forma simultânea em 14 cidades: Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
As inscrições são gratuitas e vão até 8 de outubro. Os estudantes devem preencher a ficha de inscrição na página oficial do Ideathon Paraná 2023. Mais informações, como regulamento e dinâmica completa do Ideathon Paraná 2023 também estão disponíveis no site da Secretaria da Inovação.
Categorias – São duas categorias diferentes: a primeira é para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II. Já a segunda categoria é para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Cada grupo deverá ter de 3 a 5 participantes. O limite de inscrições é de 200 vagas por cidade, sendo 100 para cada categoria. No total, serão 3.000 alunos participando, com a escolha de vencedores em cada município. Ao final da maratona serão escolhidos os grupos campeões estaduais, sendo um de cada categoria.
Por ser um ideathon, os estudantes devem desenvolver e apresentar ideias originais nos dias da maratona, sem necessidade de programação da solução como acontece em um hackathon. O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo.