Presidentes do Paraguai e Brasil querem ‘acelerar’ debate sobre o Tratado de Itaipu

WhatsApp
Facebook
Foto: Ultima hora

Santiago Peña diz que combinou encontro com Lula para discutir sobre a Itaipu, na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque (EUA)

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, convocou coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25) para anunciar que irá até Brasília (DF) nos próximos dias encontrar o colega do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu Binacional, que rege as bases financeiras e a prestação de serviços de energia elétrica e deve ser revisto.

Destaca o GDia que a agenda, segundo o presidente paraguaio, foi combinada entre ambos em Nova Iorque (EUA), durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia também

“Como vocês sabem, concluímos o processo de integração do Conselho do Paraguai, então esta (reunião presidencial) poderá ocorrer nas próximas semanas”, disse Peña durante a conversa com a imprensa. “Não temos uma data exata, mas estabelecemos uma meta para que seja o mais rápido possível. Esperamos que isso possa acontecer no mês de outubro. A partir da próxima semana estaremos atentos se a agenda dele (de Lula) permite isso. Iremos para Brasília”.

O presidente paraguaio justificou a não definição da data, devido as condições de saúde do colega brasileiro, que será submetido a uma cirurgia “alguns problemas no quadril” e depois terá que passar por um processo de recuperação. “Ficou aos chanceleres a tarefa de marcar uma data o mais rápido possível para podermos nos reunir, não só com os presidentes, mas também colocarmos na agenda a necessidade de reunir os dois Conselhos, o lado paraguaio e o lado brasileiro”, declarou.

Interesses iguais

Santiago Peña lembra que existe hoje uma “plena sintonia entre os dirigentes” da binacional, cada um defendendo os interesses de seu país, “mas com uma visão partilhada” da entidade. O chefe de Estado acrescentou que o encontro com Lula nos EUA durou entre uma hora e meia a duas. “Estou muito satisfeito com o tipo de diálogo que temos”, disse ele, segundo o jornal Última Hora.

O paraguaio acrescentou que com Lula se fala em uma aliança estratégica entre Paraguai e Brasil. “O Brasil vê que o Paraguai desenvolvido é uma boa notícia para o Brasil. Nunca mais existe aquela visão de que ao lado de um país rico e desenvolvido, como o Brasil, existe um Paraguai atrasado e subdesenvolvido”. Lula, segundo ele, quer que o Paraguai seja um país mais desenvolvido e colocou “sua predisposição para que a agenda positiva seja trabalhada”.

O Tratado de Itaipu completou 50 anos de sua entrada em vigor em 13 de agosto, data estabelecida para a revisão do Anexo C. O documento consolidou uma série de estudos técnicos e entendimentos diplomáticos para o aproveitamento hidroelétrico do Rio Paraná, no trecho entre Guaíra e Foz do Iguaçu, e permitiu a construção daquela que seria a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta: a usina de Itaipu.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *