Câmara e prefeitura de Foz debatem medidas sobre a situação dos moradores de rua

WhatsApp
Facebook

Assunto foi um dos temas levantados pela população na primeira sessão itinerante do Poder Legislativo

Na manhã de quinta-feira, 27 de setembro, vereadores de Foz do Iguaçu se reuniram com membros da Secretaria da Assistência Social, da Saúde e também da Segurança Pública para discutirem a situação dos moradores de rua, fato observado em diversos pontos da cidade. O assunto foi um dos temas levantados pela população na primeira sessão itinerante do Poder Legislativo, realizada no último dia 19, na região do Jardim São Paulo e Campos do Iguaçu. Os debates sobre a questão estão sendo intensificados pelo Poder Público.

A reunião foi articulada pelo líder do Governo na Câmara, Alex Meyer, e contou com a participação de vários outros como o presidente da Casa de Leis, João Morales, e Ney Patrício, que vem apresentando proposições sobre o assunto. Morales tem requerimento aprovado para a realização de uma audiência pública com o propósito de encaminhar medidas em conjunto de vários setores.

Leia também

Ney Patrício também apresentou requerimento solicitando da prefeitura informações oficiais sobre o aumento do número de pessoas em situação de rua, quais políticas públicas estão em prática e se há um plano de enfrentamento. Questionou por meio de requerimento quais diretrizes estão sendo tomadas pelo Sistema Único da Assistência Social – SUAS e avanços alcançados.

O vereador Alex Meyer reforçou a preocupação do Poder Legislativo. “Nós precisamos entender quais são ações, quais são as atitudes e o planejamento que o Poder Público vem tomando para que a gente possa evitar que esse número só aumente”, disse Alex.

Pessoas precisam de cuidado e proteção

Na reunião, o Secretário Municipal de Assistência Social apresentou um panorama sobre os atendimentos prestados à essa população de rua que vive em condições de vulnerabilidade. Esclareceu que as medidas a serem tomadas não visam uma “limpeza” na cidade, como as políticas equivocadas realizadas em determinadas regiões do país e que apenas mascaram a realidade.

O propósito, segundo ele, é olhar para a população que está sujeita à diversos riscos e realizar ações que tragam resultados efetivos. “O caminho é esse, com disposição coletiva de construir alternativas pensando em cuidado e proteção a essa população por meio de políticas públicas”, comentou Elias.

Ampliação do debate com a sociedade

O presidente João Morales lembrou que a audiência pública, a ser agendada pela Câmara, irá trata do tema, com objetivo de reunir encaminhamentos para a situação. “Foi muito válida essa reunião. Teremos a audiência pública, em que essa questão será debatida amplamente, incluindo a participação das universidades e da sociedade civil organizada, além do Poder Público para que a gente possa implementar medidas eficazes diante desta realidade que estamos passando em Foz do Iguaçu”, afirmou.

Outros parlamentares como os vereadores Kalito Stoeckl (PSD) e Edivaldo Alcântara (PTB) também se posicionaram em defesa de políticas publica para a população de rua.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *