Jovens aprendizes da Itaipu participam de palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência

WhatsApp
Facebook
Fotos: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Bate-papo apresentou medidas preventivas a meninos e meninas do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho

Na última quinta-feira (28), jovens do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) da Itaipu Binacional participaram de uma conversa sobre educação sexual, no Auditório da Segurança Empresarial da usina. As palestras foram promovidas pelas psicólogas terceirizadas da Itaipu, Lara Helena Couto e Talissa Cardoso, e realizadas em dois períodos. Foram 40 PIITs na turma da manhã e, à tarde, 48.

O objetivo da inciativa foi difundir informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência, já que no dia 26 de setembro, em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina, foi celebrado o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Leia também

Segundo o coordenador do PIIT, Vinicius Ortiz, o encontro foi apenas o primeiro de vários que se seguirão no formato de roda, com um ciclo de conversas com o público feminino e masculino, onde os jovens poderão expressar suas opiniões e receber informações que os ajudem a pensar a sua saúde sexual e reprodutiva.

“Abordar um tema difícil e cheio de tabus, de uma forma que os adolescentes se sintam à vontade para perguntar e também pensar sobre as suas ações, é importante para promover a saúde e a qualidade de vida deles. Não queremos ressaltar as proibições ou assustar quanto à questão da sexualidade e da gestação, mas conscientizar e trazer informações para que possam refletir e tomar as decisões de maneira consciente”, explica o coordenador.

Para uma das palestrantes, Talissa Cardoso, o problema da gravidez na adolescência não é uma questão somente para as famílias, e sim algo sistêmico e de cunho social, já que, como informou a psicóloga, um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre 10 e 19 anos. “Como não conseguimos garantir o quanto de acesso à informação eles têm, e é bom conversar para garantir que entendam e compreendam a relevância do cuidado.”

Segundo Lara Couto, a iniciativa não é somente sobre gravidez em si, mas sim uma conversa sobre a sexualidade. “A gente falou sobre os principais tópicos da puberdade, mudanças dos corpos e de humor e amadurecimento sexual. Então, gerou, às vezes, algumas risadas, algumas reações de vergonha, e outros prestaram muita atenção e tiraram fotos do que era importante para eles”, conta a psicóloga.

Uma das participantes do evento foi a PIIT Mayara Vitória Rieger, que comentou a importância de conversas como essas. “Eu acho que é muito necessário falar sobre isso, principalmente com jovens. Alertar sobre os perigos da gravidez precoce, falar sobre a sexualidade e como cuidar de si mesmo. Eu acho que é muito importante apresentar esse mundo para os jovens”, disse a jovem.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *