Evento é aberto ao público e será realizado no dia 8 de novembro no Auditório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR)
As inscrições para o “X Seminário Fronteiras do Brasil – Segurança e desenvolvimento nas fronteiras” e para o “IV Simpósio de Defesa nacional, fronteiras e migrações”, são gratuitas e podem ser realizadas no site do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF): www.idesf.org.br
Ambos eventos acontecerão no dia 8 de novembro, das 8h às 18h, no Auditório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Os participantes receberão certificado. A programação, bem como os palestrantes confirmados, estão disponíveis no site do IDESF.
Leia também
- Empresas oferecem 300 vagas de trabalho na agência de Foz do Iguaçu
- Eco Park em Foz prepara programação especial para o Dia das Crianças
A palestra magna será sobre “Cooperação interagências” e será proferida pelo Vice-reitor internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London, Vinícius Mariano de Carvalho. As mesas de debates terão os seguintes temas: “Atuação das forças de segurança nas fronteiras – integração interagências”, “Segurança integrada e cooperação internacional” e “Migrações internacionais para o Brasil e desafios no acolhimento”.
Dentre os nomes confirmados para o evento, estão do Prof. Dr. Eric Gustavo Cardin (Unioeste), Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões (ECEME), Prof. Dr. Tomaz Espósito Neto (UFGD), Prof. Dr. Tassio Franchi (ECEME), Rivaldo Venâncio (Superintendente Regional PF/PR), Marco Berzoini Smith (Delegado de Polícia Federal/Chefe da Delegacia Regional de Polícia Federal em Foz do Iguaçu), Fabrício Colombo (Diretor da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal – UniPRF),
Hipólito José Arruda Caplan (Delegado Adjunto da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu), José Alberto Freitas Iegas (Corregedor regional da Polícia Federal no Paraná), André Luciano Bittencourt Barbosa (Coronel do Exército Brasileiro), José Benoni Valente Carneiro (Capitão de Mar e Guerra RM1 da Marinha do Brasil) e João Vianey Xavier Filho (Delegado de Polícia Federal).
O público será composto por autoridades civis, pesquisadores, acadêmicos, professores, servidores públicos das áreas de segurança e defesa do Brasil, Paraguai e Argentina, especialistas da área de fronteira dos três países e sociedade civil.
Os evento são organizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), com apoio da CAPES, Cátedra Jean Monet, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Roraima e Ministério da Defesa.
Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, comenta que um dos principais objetivos do evento é reunir diferentes perfis de pesquisadores e profissionais relacionados a questões pertinentes às fronteiras para promover debates, aproximações e avanços nestas regiões tão prósperas e que têm ganhado cada vez mais relevância no cenário nacional e internacional. “Para nós é simbólico realizar o evento em Foz do Iguaçu, maior cidade de fronteira do Brasil, no ano em que o IDESF completa 10 anos, e reunir pessoas dispostas a compartilhar as suas experiências em prol do desenvolvimento das fronteiras”.